Em mais um passo rumo à internacionalização, a Universidade Católica de Pernambuco (Unicap) recebeu, na última segunda-feira (06), representantes do Centro de Medicina Física e de Reabilitação de Luanda (CMFR), de Angola, para formalizar um acordo de cooperação voltado à formação de profissionais em Fonoaudiologia. O encontro contou com a presença de gestores da Universidade e marcou o início de uma parceria que já terá efeitos práticos no próximo semestre, com a chegada de duas estudantes angolanas aprovadas no vestibular. “Temos um déficit considerável de profissionais nessas especialidades. A Universidade Católica de Pernambuco reúne condições para dar uma boa formação aos nossos profissionais de fonoaudiologia”, afirmou Armanda da Conceição, diretora-geral do CMFR.
O acordo inclui programas de graduação e pós-graduação, além do intercâmbio de conhecimentos, da participação em atividades científicas e acadêmicas e, futuramente, de ações de extensão entre Brasil e Angola. A parceria integra um projeto ambicioso do governo angolano, que visa capacitar cerca de 38 mil profissionais de Saúde em diversas especialidades.
O CMFR tem mais de 50 anos de atuação e foi criado para atender pacientes no período pós-guerra de Angola. O complexo é uma unidade hospitalar pública especializada em reabilitação neurológica, de fisioterapeuta e fonoaudióloga e é integrada ao Sistema Nacional de Saúde. “Precisamos de uma formação superior que capacite para um atendimento mais personalizado. Foi uma busca árdua por uma escola com credibilidade, e encontramos na Unicap essa possibilidade”, destacou Rosa Quifucussa, diretora pedagógica e científica do CMFR. O contato inicial foi feito há quase um ano com a professora Conceição Silveira, então coordenadora do curso. “Essa parceria será de grande riqueza para ambos os países”, disse.
A professora Cristiana Machado, coordenadora dos cursos de Fisioterapia e Fonoaudiologia, celebrou a oportunidade de troca entre os países: “É uma honra contribuir com a formação desses futuros profissionais”. O vice-reitor da Unicap, Pe. Delmar Cardoso, SJ, reforçou o espírito de acolhimento e diálogo da Universidade. “Desejamos que esse abraço entre as duas instituições se estreite cada vez mais. Pernambuco é conhecido pela boa acolhida, e as estudantes angolanas serão muito bem recebidas”.
Além de Angola, a Unicap mantém parcerias com países como Moçambique, Guiné-Bissau, Congo e Camarões, estes últimos com o curso de Engenharia da Complexidade. Muitos desses convênios são viabilizados por meio do Instituto Ubuntu, vinculado à Universidade, que atua na promoção de projetos de pesquisa e intercâmbio com países africanos de língua portuguesa, fortalecendo os laços acadêmicos e culturais entre Brasil e África.
Também estiveram presentes no encontro Valdenice José Raimundo, pró-reitora de Pesquisa e Pós-graduação e coordenadora do Instituto Ubuntu; Degislando Nóbrega, pró-reitor de Graduação; Tiago Feitosa, assessor da Escola de Saúde e Ciências da Vida; e Matheus Oliveira, assessor de Mobilidade Acadêmica.
Fonte: Unicap



