O Colégio Santo Inácio do Rio de Janeiro completa hoje (1º), 110 anos de história. Fundada em 1903, com apenas nove meninos matriculados, a instituição é considerada uma das melhores do país e atualmente possui mais de 4 mil alunos.
Anteriormente conhecido como Externato Santo Inácio, a instituição contava com apenas um professor, que preparava os alunos para as provas de admissão no ginásio, atual segunda fase do Ensino Fundamental. Com a boa reputação da instituição, o número de alunos interessados foi aumentando gradativamente, e, em 1909, a casa já chegava a ter 267 jovens. No final deste mesmo ano foi iniciado o projeto de ampliação do prédio principal, que nos anos 1990 seria tombado como patrimônio histórico, por seu valor arquitetônico e cultural.
O colégio também é conhecido por suas ações sociais e projetos de evangelização. Uma dessas ações, criada em 1968, é o curso noturno de Ensino de Jovens e Adultos (EJA) voltado para trabalhadores. Outra importante ação foi o levantamento de recursos financeiros para a construção de creches e ambulatórios para atender a comunidade Santa Marta, que fica situada próximo ao colégio.
Nesta data especial, a Companhia de Jesus parabeniza o Colégio Santo Inácio por seus 110 anos de história e compromisso com a pedagogia inaciana.