
Na quinta-feira, 09 de outubro, o Papa Leão XIV apresentou sua primeira exortação apostólica, Dilexi te – “Eu te amei”, um profundo chamado à Igreja para redescobrir sua missão junto aos pobres. O documento nasce a partir dos últimos escritos do Papa Francisco e foi finalizado por Leão XIV como um gesto de continuidade e fidelidade ao espírito evangélico de seu antecessor. O título da exortação se inspira na passagem de Apocalipse, na qual Jesus afirma:“Tens pouca força, pouco poder, mas ‘Eu te amei’” (Ap 3,9), evocando a certeza do amor divino mesmo na fragilidade humana.
A Exortação Apostólica Dilexi Te está organizada em cinco capítulos, que apresentam a proximidade de Jesus com os pobres e o clamor que surge deles; a escolha de Deus pelos pobres; a proximidade da Igreja, que os toma como verdadeira riqueza; o desafio de ser presença diante das desigualdades e da economia que mata, e de fazer dos pobres sujeitos de transformação; e o desafio permanente e inadiável de renovar o exemplo do Bom Samaritano.
Um caminho de conversão e santificação
Em um dos trechos do texto, o Papa Leão XIV afirma: “Estou convencido de que a opção preferencial pelos pobres gera uma renovação extraordinária tanto na Igreja como na sociedade, quando somos capazes de nos libertar da autorreferencialidade e conseguimos ouvir o seu clamor” (DT 7).
Ao mesmo tempo, adverte que essa opção não significa exclusão de outros grupos, mas uma fidelidade ao modo de agir de Deus: “Esta ‘preferência’ nunca diz respeito a um exclusivismo ou a uma discriminação em relação a outros grupos, que em Deus seria impossível; ela pretende sublinhar o agir de Deus que, por compaixão, se dirige à pobreza e à fraqueza da humanidade inteira e que, querendo inaugurar um Reino de justiça, fraternidade e solidariedade, tem particularmente a peito aqueles que são discriminados e oprimidos, pedindo-nos também a nós, sua Igreja, uma decidida e radical posição em favor dos mais fracos” (DT 16).
Leão XIV reafirma que a proximidade com os pobres é um caminho de santidade e fidelidade ao Evangelho, e convida cada cristão e cada comunidade a configurar-se ao coração de Cristo, a partir do encontro com os pequenos e marginalizados.
Leia aqui a Exortação Apostólica Dilexi Te do Papa Leão XIV na íntegra.




