
De 21 a 23 de outubro, o Centro Cultural de Brasília (CCB) sediou o 5º Encontro de Comunicadores da Província dos Jesuítas do Brasil. Com o tema Comunicar com os demais, o evento reuniu cerca de 35 profissionais das diversas obras e frentes apostólicas para refletir sobre o papel estratégico da comunicação na missão da Companhia de Jesus e fortalecer o trabalho em rede.
O Ir. Davidson Braga, SJ, sócio do provincial, abriu o encontro com as apresentações Nossa Identidade e Missão à Luz do Planejamento Apostólico, esclarecendo dúvidas sobre a estrutura organizacional da Companhia e da Província, e Comunicação com Propósito: Narrativas a Serviço da Missão, reforçando a importância de alinhar a comunicação à espiritualidade inaciana.
Outros palestrantes compartilharam experiências e estratégias: Marcus Tullius abordou a comunicação digital evangelizadora; Luciana Mendes, falou sobre relações institucionais e mobilização de recursos; Pe. Hernán Quezada, SJ, tratou da comunicação em rede na Conferência dos Provinciais Jesuítas da América Latina e do Caribe (Cpal); Gracieli Regina Tavares, abordou a interface entre cuidado, proteção e comunicação; Mauro Moraes, a gestão de crises; Giovanni Nobile, as possibilidades da Associação Brasileira de Comunicação Empresarial (Aberje) para potencializar a comunicação institucional; e Manuela Quaresma apresentou o case de rebranding da Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-Rio).
Durante o evento, os comunicadores também discutiram os desafios do dia a dia e definiram encaminhamentos a serem aplicados nos próximos meses, visando tornar a comunicação mais eficaz e integrada. O encontro reafirmou o compromisso da Província com a colaboração em rede e com uma comunicação que fortalece a missão evangelizadora e social da Companhia de Jesus.




