
A Universidade Católica de Pernambuco (Unicap) recebeu, na manhã do dia 24 de outubro, a ministra dos Povos Indígenas, Sonia Guajajara, para o Círculo dos Povos, encontro que integra o processo preparatório para a COP30, conferência da ONU sobre o clima que será realizada em Belém (PA), em novembro deste ano.
A ministra foi recebida pelo reitor em exercício, Pe. Delmar Cardoso, SJ, pela pró-reitora de Pesquisa e Pós-graduação e coordenadora do Núcleo Unicap de Estudos Afro-brasileiros e Indígenas (Neabi), Profª. Valdenice José Raimundo, pelo coordenador do curso de Direito, Prof. Felipe Sarinho, e pela coordenadora do Núcleo de Prática Jurídica, Profª Luísa Azevêdo, na Sala dos Conselhos.
Após uma coletiva de imprensa, a ministra seguiu para o auditório G1, onde o evento reuniu também lideranças dos povos originários, o senador Humberto Costa (PT) e as vereadoras Jô Cavalcanti (PSol Recife) e Eugênia Lima (PT Olinda).
Em sua fala, Sonia destacou a importância de fortalecer o diálogo com grupos historicamente marginalizados nos debates sobre o clima:
“Essa é uma iniciativa que traz para o diálogo todos esses segmentos que historicamente ficaram à margem da agenda climática. Aqui, dialogamos com as pessoas que já vivem os impactos da crise — seja por enchentes, secas severas ou deslizamentos. A primeira COP na Amazônia não pode acontecer sem a presença dessa diversidade do Brasil.”
Pe. Delmar Cardoso ressaltou o papel da Unicap como espaço de escuta e aprendizado mútuo: “A Unicap, com seus 82 anos, acolhe não só a ministra, mas também os povos indígenas, que são nossos professores. Somos uma universidade que escuta, dialoga e busca um progresso que inclua todas as pessoas.”
O Círculo dos Povos busca ampliar a representação de povos indígenas, comunidades tradicionais, afrodescendentes e agricultores familiares junto à Presidência da COP30, garantindo que seus saberes e visões de mundo façam parte das decisões sobre a crise climática.
Fonte: Unicap




