O Teatro Amador do Colégio Anchieta (Taca), em Nova Friburgo (RJ), completou meio século de história e celebrou a data com um retorno aos palcos após um hiato em consequência da pandemia. O projeto, que marcou gerações de alunos, professores e ex-integrantes, apresentou o espetáculo Flicts, inspirado na obra clássica de Ziraldo. A história do personagem que não encontra sua cor no mundo foi interpretada com sensibilidade e criatividade pelos atuais integrantes do grupo, emocionando o público presente.
Além das apresentações para os estudantes do Ensino Fundamental II e do Ensino Médio, o Taca também esteve presente no Dia da Família, um dos momentos mais significativos do calendário escolar. Neste ano, o encontro teve como tema Ser mais com os demais: sentido, pertencimento e compromisso. Durante o evento, diferentes atividades integraram crianças, responsáveis e educadores em experiências de convivência, criatividade e aprendizado compartilhado. “Inclusão, no Anchieta, não é apenas presença — é pertencimento ativo. Reconhecemos ritmos, histórias e talentos diversos como matéria-prima de uma comunidade mais justa e humana”, destacou Denise Amorim, coordenadora da Educação Infantil, sobre o objetivo da iniciativa.
Fundado na década de 1970, o Taca nasceu com o propósito de despertar nos estudantes o amor pelo teatro e pela expressão artística. Desde então, tornou-se um dos projetos artísticos mais emblemáticos da trajetória do Colégio Anchieta, promovendo a integração entre diferentes gerações e fortalecendo a formação humana, social e cultural dos alunos, além de despertar talentos para televisão, cinema e teatro profissional.



