No último sábado (1º), o Centro MAGIS Burnier marcou presença no Jubileu da Juventude, da Diocese de Goiás, contribuindo com uma formação sobre o tema Juventude e Ecologia Integral – Jovens, guardiões da Criação, inspirada na Carta Encíclica Laudato Si’ do Papa Francisco. O encontro teve início com uma contextualização a partir da própria realidade e uma reflexão sobre as raízes bíblicas do cuidado com a criação.
Os participantes refletiram sobre a justiça socioambiental, reconhecendo a ligação entre a degradação ambiental e a desigualdade social que atinge de forma mais dura os pobres e vulneráveis. O ponto central foi o protagonismo juvenil no cuidado da Casa Comum, com a provocação Quais ações podemos adotar para proteger a criação?
A formação também abordou aspectos práticos da ecologia integral, como gestão de resíduos sólidos, mobilidade urbana e poluição, importância das áreas verdes e da vegetação nativa nos contextos urbanos. Foram apresentados exemplos de jovens que, em todo o país, assumem papéis de liderança e engajamento em causas socioambientais, inspirando outros a fazer o mesmo. Encerrando o momento, uma nova provocação foi lançada aos participantes como um convite à ação e à criatividade pastoral: Como difundir os princípios da Ecologia Integral de forma criativa e acessível?
Pe. Lucas Maurício, SJ, o vocacionado Alan Gloss e o comunicador e pastoralista Daniel Romano representaram o Centro MAGIS Burnier.



