
A Paróquia São Pedro Canísio de Itapiranga (SC) vem oferecendo diversos espaços formativos aos agentes de pastoral. “No primeiro semestre, focamos na formação dos catequistas e coroinhas; no segundo, atendemos aos ministros da Eucaristia e, posteriormente, às equipes de liturgia. Tivemos uma adesão muito boa dessas lideranças”, afirmou o pároco, Pe. Nereu Fank.
Atuam na Paróquia ministros da Eucaristia, da Palavra, do Matrimônio e do Batismo. Mais de 90 deles participaram da formação. Já as equipes de liturgia reuniram cerca de 130 agentes, demonstrando a relevância desses grupos para o bom desempenho das atividades. Além da Matriz, a Paróquia possui 28 capelas, a maior parte localizada no interior.
As formações utilizaram a cartilha Orientações litúrgicas aos ministros e ministras, preparada pela Arquidiocese de Chapecó (SC), com assessoria do próprio Pe. Nereu e de Vendelino Konrad, e com o apoio do Pe. Renilson Tomáz, SJ, do Pe. Maílson de Souza Pereira e do jovem Caio Vitor de Barros.
Segundo o pároco, todas essas iniciativas também fazem parte dos preparativos para as celebrações dos 100 anos da Paróquia São Pedro Canísio. “No dia 09 de dezembro, teremos a celebração solene de abertura do centenário da Paróquia e dos 100 anos de Porto Novo, hoje os municípios de Itapiranga, São João do Oeste e Tunápolis. Muitas lideranças, organizadas em diferentes comissões, estão comprometidas com a abertura e a vivência do Ano Jubilar”, destacou Pe. Nereu.




