De 17 a 20 de novembro, 47 participantes da Rede Latino-Americana de Paróquias e Igrejas Jesuítas (Relapaj) reuniram-se no Centro Loyola, em San Miguel, na Província Argentino-Uruguaia. O encontro reuniu representantes de todas as Províncias que integram essa Rede da Conferência dos Provinciais Jesuítas da América Latina e do Caribe (Cpal) e foi enriquecido pela participação de diversos leigos e leigas, companheiros e companheiras de missão, além de jesuítas que partilham o compromisso pastoral nestes territórios.
Durante esses dias, foram aprofundados diversos temas que fortalecem o modo de servir e permitem continuar crescendo como comunidades sinodais, abertas ao discernimento e à missão. Tudo isso foi iluminado pelo lema: Sob a bandeira da Cruz, peregrinos da esperança. A partir dessa inspiração comum, renovou-se o compromisso de ser luz nas Províncias e de acompanhar, com maior fidelidade, os processos pastorais nas paróquias e igrejas onde cada equipe realiza sua missão.

Dentre os tópicos discutidos, destacaram-se os seguintes:
- As características atuais da paróquia jesuíta na América Latina, seus desafios e oportunidades.
- A relação entre a 32ª Congregação Geral, a fé que opera a justiça, o discernimento e a sinodalidade como forma de proceder.
- Cultura de prevenção de abusos e proteção de menores e pessoas vulneráveis.
- Relação da experiência com as Preferências Apostólicas Universais
- Relatório da Equipe de Coordenação do Relapaj
- Gestão Cpal
- Desafios e horizontes da Rede
Este espaço fraterno permitiu fortalecer laços, partilhar boas práticas e continuar a construir caminhos comuns para que as paróquias continuem a ser sinais de esperança, justiça e reconciliação nas comunidades.
A Cpal expressa seu sincero agradecimento à Província Argentino-Uruguaia pela acolhida ao encontro, em especial ao Padre Tomás Bradley, SJ, e à sua equipe, que receberam os participantes com tanta dedicação. A Conferência agradece também a Miriam Ortiz, ao Pe. Miguel Ángel Hernández, SJ, e ao Pe. Gregorio Vásquez, SJ, que coordenaram a Rede nos últimos anos. Que Deus os abençoe por todo o esforço dedicado à vida e à missão em comum, a serviço do Reino.
Fonte: Cpal





