
A intenção de oração do Papa para o mês de novembro lança um apelo urgente e profundamente humano: apoiar, acolher e acompanhar aqueles que lutam contra pensamentos suicidas. No vídeo divulgado pela Rede Mundial de Oração do Papa, com produção da Diocese de Phoenix (EUA) e colaboração da Vatican Media, Leão XIV chama a atenção para a dimensão global dessa realidade e convoca toda a Igreja a um compromisso de proximidade e compaixão.
Segundo dados mencionados no próprio vídeo, quase 2 mil pessoas tiram a própria vida todos os dias no mundo. Entre adolescentes e jovens adultos, o suicídio já é a terceira principal causa de morte. Diante desse cenário alarmante, o Papa lembra que “todos, também os crentes, podem ser vulneráveis à tristeza sem esperança”, e que ninguém deve carregar esse peso sozinho.
Em sua mensagem, Leão XIV pede que paróquias, dioceses, congregações e comunidades de fé cultivem ambientes capazes de acolher e escutar, sem julgamentos. “Rezemos para que as pessoas que se debatem com pensamentos suicidas encontrem nas suas comunidades o apoio, o cuidado e o amor de que necessitam e se abram à beleza da vida”, afirma.
O vídeo apresenta ainda uma oração do Santo Padre: “Pedimos-Te este mês por todas as pessoas que vivem na escuridão e no desespero, que possam sempre encontrar uma comunidade que as acolha, que as escute e as acompanhe”. O Papa reforça que o sofrimento profundo não deve ser agravado pela solidão e encoraja gestos concretos de empatia. Ele também incentiva que aqueles que enfrentam tais situações busquem a ajuda profissional necessária, enquanto as comunidades cristãs são convidadas a aproximar-se “com respeito e ternura”, oferecendo caminhos de cuidado, conforto e esperança.
A intenção de oração de novembro reforça o compromisso da Igreja em promover uma cultura de vida, apoio emocional e solidariedade, especialmente junto aos mais vulneráveis.
Assista ao vídeo: https://www.youtube.com/watch?v=ZEPJI3alTkU&t=2s



