
Nesta quarta-feira (26), Leão XIV divulgou O Vídeo do Papa de dezembro, dedicado às comunidades cristãs que vivem em regiões marcadas por conflitos armados. Encerrando o ciclo anual de intenções, o Pontífice volta a atenção especialmente para o Oriente Médio e exorta esses fiéis a “não se sentirem abandonados”, mas a encontrarem força para serem “sementes de paz, de reconciliação e de esperança”.
No vídeo produzido pela Rede Mundial de Oração do Papa, em colaboração com a Vatican Media, Leão XIV eleva uma súplica ao “Deus da paz” em favor das minorias cristãs que enfrentam violência, perseguição e insegurança cotidiana. O Papa recorda que, apesar do sofrimento, muitos desses homens e mulheres continuam testemunhando o Evangelho por meio do perdão, da caridade e da resistência pacífica.
Ao mesmo tempo, o Santo Padre dirige um apelo a todos os cristãos do mundo para que não “caiam na indiferença” diante das guerras que devastam povos e comunidades inteiras. Ele exorta a Igreja universal a ser presença atuante, promotora de unidade e pronta a sustentar aqueles que permanecem nas zonas de conflito.
Assista a íntegra da mensagem: youtube.com/watch?v=W2S9AgoaS8g




