
O Grupo Diversidade Cristã de Brasília realizou, no domingo (14), seu retiro anual, reunindo cristãos leigos e leigas LGBT+ e seus familiares em um momento de espiritualidade, partilha e cuidado comunitário, no Centro Cultural de Brasília (CCB).
Fundado em 2013, o grupo mantém encontros regulares, articulando fé cristã, acolhimento da diversidade e compromisso com o serviço comunitário.
Inspirado na espiritualidade inaciana, o retiro propôs uma reflexão sobre como perceber a presença de Deus no cotidiano. A atividade partiu da pergunta Deus fala com todo mundo o tempo todo. Mas quem ouve? e convidou os participantes a um tempo de silêncio, oração e reflexão pessoal.
O encontro estimulou os participantes a olharem para a própria história de vida, com atenção às experiências pessoais e refletindo sobre como a fé esteve presente em diferentes momentos.
Durante o retiro, foram trabalhados elementos centrais da espiritualidade inaciana, como Princípio e Fundamento, que refletem sobre o sentido da existência humana, além de reflexões bíblicas sobre o nascimento de Jesus e a cura do cego Bartimeu.
Para Jussara Tatiana, membro do Grupo Diversidade Cristã de Brasília, o retiro possibilitou vivenciar a fé a partir do amor e da liberdade. “Foi um tempo importante para me sentir amada e aceita por Deus como sou e para conhecer a riqueza dos Exercícios Inacianos, que ajudam a falar com Deus como quem fala a um amigo”, afirmou.Já Danilo Farias, também membro do grupo, destacou a experiência comunitária: “Alegria e gratidão resumem o que vivi. Estar com irmãos e irmãs LGBTs que vivem a fé de forma livre e fraterna reforça a certeza de um Deus de amor”.




