
No próximo dia 21 (sábado), às 10h, a Schola Cantorum do Pateo do Collegio, sob a regência do maestro Bruno Tadeu, realizará seleção para novos cantores. Não é necessário ter experiência em canto coral, mas interesse em colaborar na celebração da Eucaristia.
Fundada em 2005 pelo Pe. Carlos Alberto Contieri, SJ, atual diretor do Pateo do Collegio, a Schola oferece formação musical aos membros da comunidade, por meio de ensaios e aulas de teoria musical, percepção e técnica vocal aplicada. Além disso, proporciona um apuramento da cultura musical e geral, formando além de bons cantores, bons ouvintes. O objetivo é servir às missas com qualidade técnica apurada, executando repertório conforme a legislação litúrgico-musical da Igreja, do canto gregoriano a compositores contemporâneos.
“As músicas executadas durante a missa não são um apêndice, nem tampouco visam cobrir um vazio. A escolha esmerada e criteriosa do repertório, o modo como a Schola Cantorum prepara e executa os cantos durante a celebração, os arranjos musicais feitos por quem tem a música como que uma segunda natureza, a participação da Assembleia nos cantos, são sinais de que o canto litúrgico é parte integrante e indispensável da ação litúrgica; e porque não dizê-lo, o canto é o modo próprio da liturgia, de ‘dizer’ o Mistério de Deus”, explica Pe. Contieri.Mais informações no site https://www.pateodocollegio.com.br/formulario-schola.




