Os noviços jesuítas do Noviciado Interprovincial Paulo Apóstolo, localizado em Cascavel (PR), participaram, durante 30 dias, do ‘experimento de hospital’, no Hospital de Clínicas da Unicamp, em Campinas (SP). A experiência proporcionou aos jovens um contato com a realidade das pessoas que passaram pelo complexo hospitalar.
Os noviços Carlos Rafael, João Francisco, Vitor Biral, Odair José, Paulo Henrique e Luiz Duarte, se depararam, no período de 6 de agosto a 6 de setembro, com o medo, o sofrimento e a morte, mas também com a esperança, a alegria e a fé, explorando assim os limites pessoais e as relações fundamentais.
Durante o experimento, os noviços conheceram todo o ambiente hospitalar e, principalmente, as enfermarias onde atuaram como voluntários. Eles ajudaram nas enfermarias de ortopedia, de cirurgia do trauma e emergencial, de oncologia, de hematologia, de cardiologia e nefrologia, além da enfermaria geral de adultos.
Segundo o noviço Vitor Biral, a experiência proporcionou um conhecimento muito rico da existência humana. “Neste experimento tivemos a possibilidade existencial de vivermos inseridos no mistério da vida humana, vivenciando a solidariedade para com as pessoas que sofrem e que ali foram atendidas. Pudemos ser, portanto, uma presença ao ouvir, sentir e estar com elas”, disse.
O Experimento de Hospital é uma importante experiência na trajetória da formação de um jesuíta. “Estar com as pessoas em circunstâncias tão delicadas me faz ser mais humilde diante do mistério da vida e do amor de Deus”, concluiu o noviço João Francisco.
Adaptado de: Centro Inaciano de Juventude