O brasileiro Guilherme Cherman Perdigão de Oliveira (foto), aluno do 4º período de Engenharia de Produção do Centro Técnico Científico da PUC-Rio, conquistou o inédito sexto lugar no ranking do Bloomberg Aptitude Test (BAT), teste internacional sobre finanças aplicado pela instituição financeira americana. Guilherme competiu com outros 1.398 participantes das Américas do Norte e do Sul, majoritariamente americanos e canadenses, sendo o único brasileiro a fazer parte do Hall of Fame do BAT. No total, 234 brasileiros participaram do exame.
Com apenas 19 anos, o estudante entrou para a história da prova como sendo o primeiro brasileiro a conquistar uma posição tão elevada, além de ser o mais novo entre os dez melhores das Américas. O teste, que articula áreas como finanças, matemática e macroeconomia, faz parte do projeto “Bloomberg para Universidades”, instalado na PUC no início de 2013 através de uma parceria entre os cursos de Engenharia de Produção, Economia e Administração.
Guilherme teve conhecimento do teste através de um amigo, que sabia de seu interesse por mercado financeiro e acreditava que ele pudesse se sair bem na prova. Mas admite que, embora a preparação para a prova seja bastante complexa, foi importante para testar seu conhecimento prático em finanças, já que no curso o foco é praticamente na teoria.
O estudante explica que a prova envolve muitas áreas de finanças e economia, incluindo temas como política monetária, crédito, ações, matemática financeira, entre outros, utilizando até mesmo notícias de jornais, o que dificulta um pouco a preparação. Mas acredita que a Bloomberg fez um bom trabalho em elaborar questões envolvendo situações que um profissional do mercado financeiro lida no seu dia a dia. As questões citavam eventos e o aluno deveria medir seus efeitos na economia e no mercado de ações.
“Por essas razões, é muito difícil estudar especificamente para o exame. Eu diria que, mesmo sem saber do BAT, meu estudo começou espontaneamente há uns três anos, quando eu passei a me interessar por estes temas e a ler livros sobre economia, finanças e politica, tais como a biografia do bilionário americano Warren Buffett, e os didáticos de Aswath Damodaran, professor de finanças da Universidade de Nova York. Este embasamento foi fundamental para o sucesso na prova, sem dúvida”, ressalta Guilherme, que, no entanto, disse não esperar tal resultado.
Desafios
Segundo ele, o mais difícil da prova é administrar o tempo, já que são 100 perguntas a serem respondidas em duas horas, e muitas delas envolvem matemática, o que obriga o candidato a exercitar seus conhecimentos em cálculos. A prova foi realizada on-line no dia 7 de junho e ocorreu em duas sessões, uma de manhã e outra à tarde. Na PUC-Rio, 55 alunos foram preparados para o BAT por meio de palestras.
Com esta colocação, Guilherme passa a fazer parte do Talent Search, portal renomado de currículos da Bloomberg, acessado pelas maiores empresas de finanças do mundo. Esta visibilidade é um grande diferencial no currículo e o resultado da prova já trouxe resultados concretos para o campeão brasileiro, que já recebeu propostas de estágios de algumas empresas. “Meu objetivo é ingressar no mercado financeiro, preferencialmente num banco de investimento ou em uma gestora de recursos. Gosto principalmente das áreas de ações, fusões e aquisições e gestões de fundos”.
Fonte: Globo On-line