O Colégio Diocesano, a partir deste ano, começa a contar com mais um projeto no intuito de contribuir para a melhoria da qualidade da Educação, trata-se da implantação do Serviço de Psicologia Escolar do Diocesano Infantil (SEPEDI).
O projeto parte do princípio de que a Educação Infantil deve promover o desenvolvimento integral da criança num ambiente socializador, os conhecimentos psicológicos vêm acrescentar e proporcionar novas possibilidades para uma prática educativa individualizada.
Com isso, o profissional da Psicologia irá desenvolver atividades com toda a comunidade escolar, não somente diante das dificuldades que surgem, mas também na prevenção e objetivando o desenvolvimento de potencialidades, a auto realização e o exercício da cidadania consciente.
A quem se destina a SEPEDI?
O Psicólogo Escolar desenvolve atividades direcionadas aos alunos, professores e funcionários e atua em parceria com a coordenação da escola, familiares e profissionais que acompanham os alunos fora do ambiente escolar, agindo em duas frentes: a preventiva e a que requer ajustes ou mudança, contribuindo para o desenvolvimento cognitivo, humano e social de toda comunidade escolar.
O Serviço de Psicologia não realiza um acompanhamento psicológico clínico das crianças no colégio (terapia individual). Seu foco de trabalho é a observação, a prevenção e o encaminhamento quando necessário.
Fonte: Colégio Diocesano