Na foto, alunos que participaram da experiência em 2014
Entre os dias 1º e 11 de julho, 21 alunos do Ensino Médio do Colégio São Luís participam do projeto Missão Rural – Experiência de Comunhão e Participação, em Montes Claros (MG). “O objetivo é fazer com que os estudantes vivenciem uma realidade diferente do que estão acostumados. O projeto permite desenvolver cidadãos mais conscientes da realidade social do país e amplia o olhar para a importância do trabalho rural”, diz o assessor da coordenação cristã, Ceciélio Dias Cortes.
O projeto, realizado pelo São Luís há 40 anos, proporciona a inserção dos jovens no cotidiano das famílias que vivem no campo. Durante a experiência, eles não têm nenhum privilégio, acordam cedo, preparam a mandioca para fazer farinha, regam a horta, ajudam nos afazeres domésticos e no trabalho no campo. Segundo Ceciélio, o projeto Missão Rural Jovem ajuda a formar um senso mais crítico, humanitário e de solidariedade.
“Confesso que pensei muito, antes de aceitar fazer a viagem, pois tive medo de não me adaptar, mas foi uma experiência indescritível. Pude conviver com pessoas que são felizes com muito menos do que a maioria e aprendi a respeitar e dar valor ao que tenho”, diz Mariana Saraiva, do 3º ano, que participou da ação em 2014.
Para melhor aproveitamento da experiência, os alunos são orientados e recebem um diário de bordo com a rotina das famílias e particularidades regionais e culturais, como alimentação, lazer, saúde, educação, moradia e transporte. Além disso, estão programadas visitas a jovens e crianças, moradores da região, para que troquem experiências e compartilhem as diferentes realidades.
Fonte| Colégio São Luís