O Centro Jesuíta de Cidadania e Ação Social (CJCIAS), popularmente conhecido como CEPAT, completou 25 anos de história em 2015. Fundado em 23 de junho de 1990, em Curitiba (PR), a origem da instituição está ligada à Pastoral Operária (PO) do Estado e ao grupo da Pastoral Popular da Companhia de Jesus, no sul do Brasil. “Entre os trabalhos desenvolvidos ao longo dos anos, destaca-se a capacitação oferecida aos trabalhadores para a luta sindical, a formação ético-política, a espiritualidade e a administração da Casa do Trabalhador, prédio histórico para os grupos populares, que foi palco de encontros de movimentos sociais e eclesiais”, explica Jonas Jorge da Silva, coordenador geral do CJCIAS/CEPAT.
O CJCIAS/CEPAT tornou-se conhecido em todo o Paraná, entre os anos de 1996 e 2005, pelo serviço que prestou por meio da Escola de Formação Fé e Política. A partir de 2008, o CEPAT foi reconhecido como Centro Jesuíta de Cidadania e Ação Social (CJCIAS), reconfigurando-se para responder ao esforço do Apostolado Social da Companhia de Jesus frente aos desafios contemporâneos.
“Nosso trabalho é investir nas pessoas, na organização popular e na própria capacidade humana de viver em comunidade, abrir-se para o outro, para a diversidade cultural e o aprendizado coletivo”, afirma Jonas. “Como Centro Jesuíta de Cidadania e Ação Social, também não abrimos mão de oferecer atividades na linha da espiritualidade, buscando na mística e no sentido mais profundo da vida humana a força necessária para enfrentar os desafios do mundo”, ressalta o coordenador.
O CJCIAS/CEPAT trabalha a dimensão política na vida humana e sua importância para uma relação justa, democrática e igualitária entre as pessoas. Atualmente, a instituição promove seu Programa de Formação Político-Cidadã, que é um conjunto de projetos sociais que oferecem assessoramento para a formação e capacitação de lideranças da comunidade e de movimentos sociais. Segundo Jonas, as propostas são voltadas para todas as pessoas, sem restrições, “entendemos que o programa abrange uma série de temáticas que são cruciais para uma cidadania plena”.
A instituição possui também uma parceria com o Instituto Humanitas Unisinos (IHU). “Nós contribuímos com a atualização diária de notícias no site do IHU, ao mesmo tempo em que desfrutamos de todo o conteúdo que o instituto oferece, por meio de diversos materiais, para a formação e capacitação de nossa equipe de trabalho”, explica Jonas.
Em 25 anos de atuação, o CJCIAS/CEPAT contribuiu para a formação de uma sociedade mais justa e igualitária. Ao longo de sua história, a instituição acompanhou de perto as questões mais cruciais que dizem respeito à cidadania. “Nos anos 1990, o CJCIAS/CEPAT ajudou, junto com outros importantes parceiros, a dar o tom dos debates e das iniciativas reivindicatórias no campo da ação social no Paraná”, esclarece Jonas. “A instituição procura assumir a missão da Companhia de Jesus, quando essa incentiva a todo o seu corpo apostólico a trabalhar em prol do serviço da fé e da promoção da justiça”, conclui.
Fonte| CJCIAS/CEPAT