home

A Amazônia tem sede! Uma campanha de ajuda aos povos da floresta

A Amazônia tem sede! Essa é a realidade dos povos da floresta que sofrem com a seca extrema que assola a região, acentuada pela estiagem e pela crise climática. Por isso, é o mote da campanha de ajuda humanitária da Província dos Jesuítas do Brasil por meio do Núcleo Apostólico Manaus aos indígenas e ribeirinhos do rio Tarumã-Açu, no entorno da cidade.

A campanha tem por objetivo realizar a compra de kits de água potável que constam caixa d’água, filtro de barro e recipientes. Os itens serão doados às comunidades atingidas: povos da etnia Sateré Mawé, Tikuna e Tukano, principais beneficiados junto com os ribeirinhos.

A área que será apoiada possui cerca de 8 a 10 comunidades, com aproximadamente 70 famílias, que estão em isolamento forçado. A população chega a caminhar até quatro quilômetros para obter água. 

Uma das principais dificuldades apontadas pelos que residem na Bacia do rio Tarumã-Açu está relacionada à falta de água potável para consumo. As crianças e os idosos são os que mais sofrem, porque a água suja de lama compromete a saúde, pois ela é obtida por meio de poços improvisados cavados na terra. 

As comunidades relataram que não possuem recipientes para estocar, o que faz com que elas caminhem diariamente longas distâncias para encontrar água.

Neste sentido, a campanha visa melhorar este cenário de forma emergencial, por estratégia de curto, médio e longo prazo. 

A curto prazo, com a necessidade de melhorar a água consumida pelas populações locais, a solução veio no tradicional filtro de barro que elimina aproximadamente 95% do cloro distribuído pelo município, parasitas e metais pesados. Além disso, a cerâmica que o envolve reduz a temperatura da água em até 5 graus, tornando-a fresca e própria para consumo.

Para a coleta e tratamento, a campanha compreendeu a necessidade de recipientes de 60 litros e caixas d’água de 500 litros. Essas medidas alternativas colaboram não só com este momento difícil de grande seca, mas também garantem que, em períodos de cheia das águas, as comunidades possam utilizar o sistema criado, a médio e longo prazo.

Para contribuir com a campanha Amazônia tem sede!, basta acessar o site da ação doacoes.paamsj.org.br/a-amazonia-tem-sede/. Em seguida, escolher o valor da doação única – a partir de R$35,00 – e finalizar as etapas de doação, que podem ser via Pix, boleto e cartão de crédito. 

A Província dos Jesuítas do Brasil apoia esta causa junto com a Rede Ecumênica Amazonizar e anima suas obras e serviços a se engajar nesta campanha. Também convida toda sociedade a fazer parte desta corrente de solidariedade.

Compartilhe

Últimas notícias