Ir para o conteúdo

home

Instagram Facebook Youtube
  • Quem Somos
  • Preferências Apostólicas
  • Exercícios Espirituais
  • Seja um Jesuíta
  • Fale Conosco
  • Serviço de Cuidado e Proteção
  • Quem Somos
  • Preferências Apostólicas
  • Exercícios Espirituais
  • Seja um Jesuíta
  • Fale Conosco
  • Serviço de Cuidado e Proteção
  • Colaboração, Fé
    e Espiritualidade
  • Nossa
    Vida-Missão
  • Educação
  • Paróquias, Igrejas,
    Santuários e Capelanias
  • Justiça
    Socioambiental
  • Juventude
    e Vocações
  • Patrimônio
    Histórico e Cultural
  • Preferência
    Apostólica Amazônia
  • Colaboração, Fé
    e Espiritualidade
  • Nossa
    Vida-Missão
  • Educação
  • Paróquias, Igrejas,
    Santuários e Capelanias
  • Justiça
    Socioambiental
  • Juventude
    e Vocações
  • Patrimônio
    Histórico e Cultural
  • Preferência
    Apostólica Amazônia
  • Podcasts
  • Agenda

A desolação nos Exercícios Espirituais de Santo Inácio é tema de encontro

  • Postado em: 7 de julho de 2017

Foi a partir de uma perspectiva de esperança e perseverança que aconteceu, no dia 24 de junho, mais um encontro do ciclo Rezar com os Místicos. Com o tema A desolação nos Exercícios Espirituais de Santo Inácio, a atividade promovida pelo Centro de Promoção dos Agentes de Transformação (CEPAT), com o apoio do Instituto Humanitas Unisinos (IHU), contou com a assessoria do padre Luís González-Quevedo, conhecido como padre Quevedinho.

Durante o encontro, os presentes refletiram que diante da atual conjuntura brasileira, com as inúmeras problemáticas comuns e pessoais, a inclinação humana aos sentimentos de incerteza, inquietação e desamor pode levar a uma situação de letargia. E, embora sejam momentos difíceis, é possível buscar no sentido mais profundo da vida o fogo que aquece a alma humana e revigora a partir de um sentido místico.

Existem várias visões e compreensões da mística, como lembrou padre Quevedinho. Entre elas, recordando as contribuições do teólogo jesuíta João Batista Libânio, contamos com a mística cristã da libertação. A experiência de Deus é libertadora, faz com que o ser humano seja acolhido na paternidade/maternidade divina. Por isso, jamais pode ser inferiorizado em sua autoimagem, como filho de Deus. É dessa experiência libertadora que também brota do compromisso evangélico com os pobres. “Um cristão que despreza os pobres é uma contradição”, conforme destacou padre Quevedinho.

Toda essa descoberta é resultado de um processo de abertura humana ao Amor de Deus. Nesse sentido, apesar de muitas vezes lidar de forma ideológica, a tradição cristã carrega consigo verdadeiros tesouros, capazes de transmutar o sentido da desolação humana, libertando homens e mulheres da falta de horizontes e do estreitamento de suas possibilidades.

O método dos Exercícios Espirituais de Santo Inácio é um dos tesouros da tradição cristã. Inácio nos deixou uma metodologia de oração e encontro com Deus que partiu de sua própria experiência. Deixou-nos meios que podem ser alcançados por qualquer pessoa que manifeste o desejo de buscar a Deus, bastando acreditar que Ele nos fala na oração.

Durante o encontro, porém, apresentou-se a problemática de que, no momento da desolação, a tendência humana é a de atribuir a Deus a iniciativa de se afastar de sua vida e de seus problemas. Padre Quevedinho fez algumas recomendações para quando nos depararmos com momentos de desolação: não tomar nenhuma decisão, já que o ser humano fica propenso a ser dirigido pelos maus conselhos e tentado a se desviar de seu propósito de vida; reagir firmemente contra a desolação, insistindo no encontro com a sua própria verdade interior, valendo-se da oração e meditação; cultivar o pensamento positivo, não caindo na tentação de se enredar por falsas ideias e sentimentos a respeito do que se está vivenciando; perseverar na paciência ativa, confiante em Deus; e manter a esperança, acreditando que é possível superar as adversidades.

Embora em nada seja fácil, a desolação também pode ser vista como uma oportunidade de conversão, a partir do reconhecimento de nossa fraqueza. Momentos de desolação propiciam o sentimento de humildade, pois fazem enxergar que a consolação é graça de Deus.

Clique aqui e confira a íntegra do texto produzido por Jonas Jorge da Silva, do CEPAT.

 

Fonte: Centro de Promoção dos Agentes de Transformação – CEPAT

Foto: Ana Paula Abranoski/CEPAT

Compartilhe

AnteriorAnteriorAlunos do Colégio Catarinense são selecionados para intercâmbio
PróximoColégio Anchieta, de Porto Alegre (RS), recebe prêmioPróximo

Últimas notícias

Nota de pesar pelo falecimento do Ir. Kazuo Kimura, SJ

“Ignite the Way” | A Companhia de Jesus impulsionando a sinodalidade

Efoe conclui formação de orientadores espirituais 

Comentários

  • Exercícios Espirituais
  • Seja um Jesuíta
  • Fale Conosco
  • Exercícios Espirituais
  • Seja um Jesuíta
  • Fale Conosco
  • Quem Somos
  • Preferências Apostólicas
  • Quem Somos
  • Preferências Apostólicas

Siga nossas redes sociais

Instagram Facebook Youtube

Jesuítas do Brasil © 2024 | Todos os direitos reservados