No segundo dia do Encontro da Preferência Apostólica Amazônia (Paam), em 29 de novembro, jesuítas e leigos (as) deram início à reunião com um momento orante, repleto da mística amazônica. Houve uma conexão profunda com a terra, o ar, a água e o fogo, e em uma dinâmica de circularidade os participantes estiveram entrelaçados em uma grande ciranda pelo bem viver dos povos. Um momento ritualístico dos guaranis serviu de inspiração para o momento.
A proposta do dia foi aprofundar o Planejamento Estratégico da Província dos Jesuítas do Brasil e dos Núcleos Apostólicos.
O sócio do provincial, Ir. Davidson Braga, SJ, conduziu a dinâmica dos trabalhos. No primeiro momento, apresentou todos os desdobramentos do Planejamento Estratégico da Província, detalhando a missão, os objetivos e os programas.
Ele também comentou sobre a missão da Paam, os papéis do delegado, do coordenador de Núcleo e dos diretores das obras. Além disso, relembrou a todos, os modos de proceder da Companhia de Jesus para o discernimento comum.
Durante a manhã, os coordenadores dos Núcleos Apostólicos apresentaram um resumo dos primeiros passos aos quais estão comprometidos, baseando-se nos planejamentos estratégicos locais.
Num segundo momento, em grupos de trabalho, todos foram convidados a refletir sobre como sobre como aproveitar ao máximo a graça de estarem no solo amazônico e como poderiam se predispor melhor para transformar o que precisa ser mudado para o bem da missão.
À tarde, houve um momento de oração pessoal em preparação para a didática da conversação espiritual, característica da metodologia inaciana. Nos grupos, houve momentos de partilhas sobre a missão na Amazônia em sua pluralidade, riquezas e contrastes.
No final do dia, um momento muito esperado marcou o Encontro: a posse do novo delegado para a Paam. O Ir. Davidson Braga, SJ, fez a leitura da carta de nomeação a todos os presentes. A Carta foi assinada pelo superior geral da Companhia de Jesus, Pe. Arturo Sosa, SJ.
O Pe. David Romero, SJ, em um gesto simbólico, passou o remo da canoa para o Pe. Rogério Mosimann, SJ, que assume oficialmente a missão apostólica na Amazônia para os próximos anos. Pe. David agradeceu a oportunidade de estar há seis anos na missão de delegado e afirmou “perceber muitos frutos e muitos aprendizados” durante esse tempo. Ele foi saudado por vários jesuítas, que reforçaram características de escuta, amizade, apoio, humildade e fé em seu trabalho na Amazônia. Além disso, leigos e instituições como a Conferência dos Religiosos do Brasil (CRB) do Regional Amazonas e Roraima agradeceram o empenho e doação neste território.
Pe. Rogério acenou e sorriu a todos nesta acolhida inicial. Espera-se que ele faça o seu discurso, como novo delegado para a Paam, na missa de encerramento do evento, que ocorrerá nesta quinta-feira (30).
Galeria de Fotos:
Fonte: Paam