Abertura da 11ª Semana Socioambiental da Unicap discute inovação e sustentabilidade

A 11ª Semana Socioambiental da Universidade Católica de Pernambuco (Unicap) foi aberta no auditório G1, marcada por uma reflexão sobre o papel dos ecossistemas de inovação na busca por soluções sustentáveis. Com o tema Ecossistemas de Inovação e Educação: integração para um futuro sustentável, o evento reuniu pesquisadores, estudantes e especialistas, destacando a necessidade de se criar pontes entre educação, empreendedorismo e sustentabilidade. A abertura contou com a participação cultural do grupo MPB Unicap.

O reitor da Unicap, Pe. Pedro Rubens, SJ, reforçou a importância do tema diante dos desafios ambientais que o mundo enfrenta. “Relacionar o papel da universidade com empresas, organizações sociais e governos é essencial para que possamos desenvolver uma inovação que integre aspectos sociais, tecnológicos e ecológicos. É uma causa humanitária que precisa ser defendida”, afirmou.

Já o diretor do Instituto Humanitas Unicap, Pe. Lúcio Flávio, SJ, destacou o caráter abrangente do tema escolhido para a Semana Socioambiental. “O nome já sugere: ecossistema. Trata-se de uma rede que integra educação, empreendedorismo, movimentos sociais e comunidades, tudo em busca de soluções para a crise socioambiental que enfrentamos. A Laudato Si‘ nos lembra que essa é uma crise única e grave, envolvendo fatores sociais e ambientais.”

Palestra de Thiago Suruagy – O ponto alto da programação foi a palestra de Thiago Suruagy, gerente de Marketing e Comunicação do Sebrae (PE), que abordou a importância dos ecossistemas de inovação e sua integração com a educação empreendedora. Para Suruagy, a universidade desempenha um papel central no desenvolvimento territorial ao conectar empresas, governo e sociedade. “É na universidade que nasce a ciência, e ela tem o papel fundamental de trazer novas descobertas que podem ser aplicadas no mercado. Isso beneficia não apenas a população, mas também o desenvolvimento econômico dos territórios”, explicou.

Ele ressaltou ainda a importância de equalizar o ritmo entre as universidades e o mercado. “Embora as empresas tenham urgência, a academia possui seu tempo de pesquisa. Quando essas áreas se alinham, todos se beneficiam. A sustentabilidade é uma pauta central, e as universidades têm o poder de criar soluções que utilizem menos recursos naturais e promovam negócios mais conscientes”, destacou Suruagy.

A mediação do debate foi do coordenador do Laboratório de Inovação Para Mudanças Climáticas e Sustentabilidade (Limcs), Fábio Pedrosa. Quem também esteve presente ao evento foi a pró-reitora de Pesquisa e Pós-graduação, Profª Drª Valdenice José Raimundo; o pró-reitor de Graduação, Degislando Nóbrega; o vice-reitor, Pe. Delmar Cardoso, SJ; e a Profª Drª Cynthia Suassuna, que atua no Limcs.   

A 11ª Semana Socioambiental segue com uma programação focada em discussões que ligam inovação, justiça social e sustentabilidade, com o objetivo de preparar a sociedade para os desafios do futuro.

Galeria de Fotos:

Fotos: Alex Costa
Fonte: Unicap

 

Compartilhe

Últimas notícias

Comentários