Abertura do XXII Encontro Nacional da Pastoral da Educação é realizada no Santuário Nacional de São José de Anchieta

Entre os dias 15 e 17 de novembro, foi realizado, no Espírito Santo, o XXII Encontro Nacional da Pastoral da Educação (Enape), organizado pela Comissão Episcopal para Cultura e Educação da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB). Com o tema Educadores: Peregrinos de Esperança, o evento reuniu mais de cem participantes em um momento de reflexão, espiritualidade e partilha sobre a missão educativa da Igreja.

A cerimônia de abertura aconteceu no Santuário Nacional de São José de Anchieta, em Anchieta (ES). Após uma reflexão na Praia Central de Anchieta, relembrando os escritos de São José de Anchieta, o Apóstolo do Brasil, figura central na educação missionária, os presentes subiram ao pórtico do Santuário, onde participaram de uma missa presidida por Dom Lauro Sérgio Versiani Barbosa, bispo de Colatina. Durante a celebração, o Pe. Álvaro Negromonte, SJ, reitor do Santuário, fez uma menção especial às insígnias trazidas por Dom Lauro: “Na casula, ele traz esta marca de Dom Luciano Mendes de Almeida, jesuíta, e a cruz do arcebispo Dom Hélder Câmara. Estes símbolos carregam a história de dois homens que foram testemunhas vivas do amor e da justiça de Cristo em nosso país”.

Dom Lauro Sérgio, em sua homilia, destacou a importância da verdadeira educação e seu papel transformador. “A verdadeira educação leva as pessoas a um olhar contemplativo. É um olhar que consegue unificar, estabelecer pontes, se aproximar das pessoas e do mundo que está aí. Vejam que realmente o pacto educativo global é muito exigente. Esse abraço na ecologia integral, na fraternidade universal. Que essa peregrinação os fortaleça no início desse encontro e continue como peregrinos de Esperança, sabendo que o trabalho é maior do que nós. Mas Deus está conosco, nos inspira e nos ajuda. Que São José de Anchieta e Santo Alberto Magno, que hoje celebramos, intercedam por nós, para que estejamos à altura dos desafios do nosso tempo e, com humildade, possamos servir e amar na área da educação para a construção da civilização do amor”.

Em sua 22ª edição, realizada em Vitória (ES), o Enape reafirmou o seu compromisso com a educação humanizadora, centrada em valores cristãos e no bem comum. O encontro abordou temas como o Pacto Educativo Global, proposto pelo Papa Francisco, a ecologia integral e a fraternidade universal, desafiando os educadores a assumirem sua missão com ousadia e criatividade. O evento foi realizado de forma híbrida, com parte dos participantes presentes em Vitória, e com transmissão ao vivo pelo YouTube.

Dom Francisco Agamenilton, bispo de Rubiataba-Mozarlândia e referencial para o Setor Educação da CNBB, destacou a importância do tema central. “Como peregrinos de esperança, assumimos a missão de educar com paixão e criatividade, seguindo o exemplo de Jesus e de grandes educadores como São José de Anchieta”.

Fonte: site Santuário Nacional de São José Anchieta

Compartilhe

Últimas notícias