Aluna da PUC-Rio cria cílios que controlam objetos eletrônicos

foto
 
Seguindo a nova onda dos Wearable Devices (computadores corporais), a pesquisadora peruana Katia Vega (foto), estudante de doutorado na PUC-Rio, ganhou o prêmio TEI Design Challenge 2013, realizado em Barcelona (ESP), após desenvolver cílios postiços capazes de controlar objetos eletrônicos apenas com o piscar de olhos do usuário.
 
De acordo com a estudante, a intenção do seu projeto “foi criar um produto eletrônico que pudesse ficar oculto sob a maquiagem das mulheres”. Recebendo o nome de Beauty Technology, Katia explicou resumidamente o processo de criação dos cílios: “Tratei quimicamente falsos cílios. Usei prata, níquel preto e outros elementos químicos, para que os cílios parecessem pretos e naturais, apesar de suportarem entre seus fios um transmissor de sinais infravermelho. Um dispositivo receptor dos sinais ficava em meu bolso e podia interagir com outros equipamentos por meio de piscadas no olhar”.
 
A conexão entre os cílios e o receptor, localizado no bolso de Katia, foi feita através de fios extremamente finos que se escondiam sob a maquiagem da pesquisadora. Katia sincronizou os cílios com um helicóptero de brinquedo e um projeto e os utilizou para controlar a decolagem e pouso do helicóptero, além de trocar as imagens apresentadas pelo referido projetor.
 
A doutoranda já está desenvolvendo outros Wearable Devices baseados em artigos de beleza femininos; o seu mais novo projeto é um esmalte que promete ajudar as mulheres que têm uma certa dificuldade em controlar smartphones com telas capacitivas, como o iPhone ou o Galaxy S3, devido ao tamanho de suas unhas. A intenção do esmalte é “aumentar a capacitância da unha com a mesma eficiência de um dedo”. 
 
Na opinião da estudante, o campo da tecnologia ainda é muito dominado pelos homens e espera que a Beauty Technology possa mudar um pouco esse cenário. De acordo com o orientador de Katia, Hugo Fuks, ela “está olhando para as possibilidades de maquiagem e embelezamento que podem embutir componente eletrônico”.
 
Fonte: Reduto Nerd.com

Compartilhe

Últimas notícias