

Para ser escolhido, Pedro passou um acirrado processo de seleção. Ele e outros milhares de universitários se inscreveram pelo site do Estadão no 1.º Curso Estado de Jornalismo Esportivo – um programa criado pelo jornal paulista que teve o objetivo de complementar a formação dos estudantes universitários e prepará-los para cobrir os grandes eventos que o Brasil vai receber nos próximos anos. O Estadão escolheu os 24 estudantes mais preparados para um curso seletivo, que aconteceu em São Paulo, entre os dias 14 e 21 de maio.
Durante o curso, ele participou de palestras e aulas com alguns dos principais nomes do jornalismo esportivo, entrevista coletiva com o treinador de futebol Emerson Leão e atividades complementares na redação do Grupo Estado. Os treze alunos com melhor avaliação durante esse processo final foram escalados para integrar a Seleção Universitária Estadão.
O jovem repórter trabalhará na cobertura dos jogos que acontecerão, durante o mês de junho, na Itaipava Arena Pernambuco, localizada no município de São Lourenço da Mata, sendo orientado por editores que estarão em São Paulo. “Eles queriam pessoas que conhecessem bem a cidade, pois a ideia é fazer a cobertura do entorno do estádio e curiosidades sobre os torcedores das seleções envolvidas na competição. Vou trabalhar gravando vídeos, fazendo fotos e redigindo matérias, que serão enviadas lá para São Paulo e publicadas no site do Estadão”, explicou Pedro.
Competição
A Itaipava Arena Pernambuco receberá três jogos da Copa das Confederações. Na estreia, o duelo será entre os campeões mundiais Espanha e Uruguai, no dia 16 de junho; o jogo seguinte, entre Itália e Japão será no dia 19 de junho; e a terceira partida acontecerá entre Uruguai e Taiti, em 23 de junho.
Fonte: Unicap