Na foto, um dos grupos que participará da 13ª Febrace.
Em 2014, cerca de 700 alunos da ETE FMC (Escola Técnica de Eletrônica Francisco Moreira da Costa) se esforçaram, pesquisaram e desenvolveram diversos projetos. Destes, três foram selecionados por um comitê avaliador e serão expostos na 13ª Febrace (Feira Brasileira de Ciências e Engenharia da Universidade de São Paulo), maior feira do setor para pré-universitários do Brasil.
As invenções, apresentadas durante a 34ª edição da ProjETE (Feira de Projetos Futuristas), que aconteceu entre os dias 8 e 10 de outubro, englobaram as áreas de Automação, Eletrônica, Biomédica e Telecomunicações. Desenvolvidos por alunos da ETE, os trabalhos vencedores são uma mescla de criatividade e utilidade.
Pelo 12º ano consecutivo, os melhores projetos da ProjETE foram selecionados para participar da Febrace. Em edições anteriores, os alunos conquistaram 66 prêmios, nacionais e internacionais, por suas inovações. “A Feira de Projetos Futuristas da ETE coloca os nossos alunos nessa grande oportunidade que é participar da Febrace. uma experiência de extrema importância para a vida profissional. Lá eles têm uma visão do mercado nacional e concorrerão, de igual para igual, com outras escolas do país”, afirma o coordenador da ProjETE, professor Fábio Carli Rodrigues Teixeira. “Vale ressaltar também que a Febrace permite que os alunos apresentem seus projetos para grandes empresas do Brasil, o que cultiva o lado empreendedor dos estudantes”, conclui.
Todos os anos, mais de 150 ideias são apresentadas na ProjETE e varias empresas, como Inatel, Algar, Pixel, Clear TV e Ericsson e também a Prefeitura de Santa Rita do Sapucaí (MG) apoiam as criações, incentivando os alunos com premiações. A próxima Febrace será realizada entre os dias 17 e 19 de março de 2015. O evento reunirá projetos de estudantes de escolas públicas e particulares de todo o Brasil. Os participantes concorrerão a diversos prêmios, sendo alguns internacionais.
Conheça os projetos premiados:
Manta Térmica Automática – O objetivo do projeto é manter uma pessoa aquecida, controlando a temperatura do corpo através de uma manta térmica. Um sensor identifica a temperatura da pessoa por meio de contato com um fio de níquel e a regula de acordo com a necessidade, procurando manter a temperatura ideal para o corpo humano. Grupo: (Autores) João Gabriel da Silva, Jonatas Joabe de Oliveira e Pedro Henrique Santos Luzia; (Colaboradora) Yara Letícia de Almeida.
Recurso Cibernético numa Proposta de Telepresença com mobilidade – Desenvolvido para auxiliar na comunicação a longa distância. Através de um meio físico (móvel), utiliza videoconferência e substitui a presença de uma pessoa em determinado local, em situação de urgência, por um robô, que será controlado a quilômetros de distância. Grupo: (Autores) Otávio E. Rodrigues, Eugênio dos Santos Silva e Millena Carolina Costa; (Colaboradora) Bruna Gabriella Baldoni de Almeida.
Sistema Residencial de Geração de Energia Através do Fluxo de água com Hidrômetro Digital – Gera energia elétrica por meio do fluxo de água residencial, juntamente com um hidrômetro digital. A água vinda da caixa circula sobre uma turbina geradora de energia elétrica. A energia é armazenada em baterias e pode ser utilizada para alimentar cargas externas. Grupo: (Autores) Guilherme Costa de Oliveira, Luis Gabriel Carvalho e Fernando Iemini; (Colaboradores) Costa Renan Tavares Santos e Isabella Bianchetti Sirça.
Fonte: ETE