Não existe sucesso sem boa comunicação. De nada adianta ser um ótimo gestor, por exemplo, se você não consegue comunicar para os clientes e fornecedores o que a sua empresa pensa. Ciente disso, a graduação em Administração – Gestão para Inovação e Liderança da Unisinos tem em seu currículo, aliada às boas práticas administrativas, disciplinas que focam no ato de se fazer entender.
A prova disso é a GIL em Revista, produzida pelos alunos do curso na cadeira de Comunicação e Expressão, com a orientação da professora Janaína Lemos Becker. O evento de lançamento da primeira edição ocorreu nesta terça-feira, dia 4 de dezembro, na Sala Santander do campus de Porto Alegre. A ideia da publicação é compartilhar, entre professores e alunos, as informações das aulas e atividades realizadas. Além disso, circular nas escolas, para que os jovens indecisos no vestibular possam se decidir sobre qual graduação fazer.
Na ocasião, os alunos do Programa de Aprendizagem II (PA II) em Fundamentos de Gestão, que produziram o material, o apresentaram para pais e docentes. Foram duas turmas envolvidas, uma de Porto Alegre e uma de São Leopoldo, com dois coordenadores em cada. Para Nicole Gregory, uma das responsáveis pelo grupo do Vale do Sinos, o mais difícil foi motivar os colegas. “Conseguir conciliar tudo que tínhamos que colocar na revista também foi complicado. Nunca havíamos feito um material desse tipo. Quem faria o editorial, a capa, correr atrás de verba e trabalhar em equipe foram alguns dos desafios.” Junto com Nicole na liderança das tarefas estava Diogo de Souza. O graduando destacou a convivência com a Agência Experimental de Comunicação (AgexCom) e com os alunos do curso de Realização Audiovisual, participantes da produção, como uma experiência diferente. “Aprender a cobrar prazos e lidar com os nossos erros foi muito legal”, disse.
Na ponta da turma da capital estavam os estudantes Carolina Coutinho e Lucas O’Donnell. De acordo com Carolina, a revista possibilitou conectar todo o conhecimento que está sendo aprendido no curso com a comunicação. “Isso ajuda na nossa formação”, salientou.
Produzir uma revista, junto com o aprendizado das boas práticas de gestão, inovação e liderança, é um grande passo na formação completa do futuro profissional, que será diferenciado no mercado de trabalho. A professora Janaína Lemos Becker, que orientou os alunos na realização da publicação, acredita que saber se comunicar, tanto oral como escrito, é fundamental para os altos executivos de uma empresa e os demais colabores. “Não existe gestor que não saiba se expressar, lidar com os outros e ser claro”, destaca Marcelo Jacques Fonseca, coordenador do curso. Complementando, Rodrigo Rocha Gutterres, coordenador do PA II, enfatiza que além de conhecer ferramentas e técnicas de gestão, é primordial saber como comunicá-las.
Novos produtos
Além do lançamento da GIL em Revista, a noite também foi de apresentação para os alunos do PA IV. Na oportunidade, os estudantes apresentaram os produtos que desenvolveram ao longo do ano. Tudo iniciou no PA III, com pesquisa e escolha, e culminou com a produção neste semestre. Ao todo, foram cinco grupos, três em São Leopoldo e dois em Porto Alegre.
No Vale do Sinos foram três “invenções”: o Porta Espetos Paisano, a mistura de pano de secar louça com luva de assadeira Panello e o confortável chinelo Floki. E na capital, o blog de humor inteligente Estabanados e as alpargatas Guapa (foto). Para Matias Blume, um dos criadores da Guapa, o objetivo foi seguir as tendências do verão. “O pessoal do Design nos ajudou no projeto.” Na visão de Rodrigo Paim que, junto com Lourenço de Pauli, fundou o Estabanados, o foco é no público que se identifica com a filosofia de vida proposta pelo canal. “A ideia é que as pessoas, ao acessarem, aliviem o estresse.”
O orientador de todo o processo, Rodrigo Castilhos, disse que o mais importante dessa atividade foi aprender com os erros. “O administrador sabe muito de planejamento, mas precisa conseguir também lidar com as adversidades.”
Por Pablo Furlanetto (JU Online)