Alunos do Colégio Diocesano participam de evento no DF

Seis alunos da 3ª série do Ensino Médio do Colégio Diocesano participaram, pela primeira vez, da Simulação das Nações Unidas para Secundarias (Sinus), em Brasília (DF). O evento, que acontece desde 2012, é organizado pela Universidade de Brasília (UnB) e reúne estudantes secundaristas (Ensino Médio) de todo o Brasil para simular o processo de tomada de decisões da Organização das Nações Unidas (ONU). Esse ano, a Sinus aconteceu entre os dias 14 e 18 de junho e teve como tema Compartilhando cuidados na transformação da sociedade.

João Manoel Rodrigues, Raian Castelo Branco, Leandra Lohana, Ellen Oliveira, Bárbara Lis e Maria Carolina Vasconcelos, representaram o Canadá em quatro comitês diferentes. Na Organização Internacional do Trabalho (OIT), os estudantes discutiram sobre abuso sexual e moral no ambiente de trabalho; no Conselho dos Direitos Humanos (CDH), foi discutido a legalização do casamento entre pessoas do mesmo sexo; na Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (UNESCO), o debate foi sobre gênero e sexualidade nas escolas; e a Assembleia Geral das Nações Unidas (AGNU), abordou políticas de acolhimento de refugiados.

“Essa experiência vai contar muito para o currículo de todos. E por serem temas internacionais e muito atuais, vai ajudar muito na redação do Enem”

Raian Castelo Branco, aluno da 3ª série do Ensino Médio

Os alunos precisaram pesquisar e estudar as posições políticas do país que representaram. “Preparamos os Documentos de Posição Oficial, os DPOs, do Canadá. Nele colocamos o que o país tem manifestado sobre os temas e lá pudemos chegar a outras conclusões ao debatermos com outras nações”, comenta Ellen. “É interessante porque as vezes a opinião do país não condiz com a sua, mas você tem que defender aquele ponto de vista”, ressalta João Manoel. Ao chegar a um consenso sobre os assuntos durante os debates nos comitês, os estudantes elaboraram projetos com propostas de solução que serão enviados à União Europeia.

Quase todos os alunos do grupo têm o objetivo de seguir carreira nas áreas de Direito ou Relações Internacionais. “Essa experiência vai contar muito para o currículo de todos. E por serem temas internacionais e muito atuais, vai ajudar muito na redação do Enem”, avalia Raian. “Ainda não decidi que curso quero fazer, mas, de qualquer forma, é uma bagagem cultural muito grande. Possibilita enriquecer nossos pontos de vista ao conhecer o que os outros pensam e tendo que estudar e defender opiniões com as quais você não concorda”, salienta João Manoel.

Fonte: Colégio Diocesano (Teresina/PI)

Compartilhe

Últimas notícias