Ir para o conteúdo

home

Instagram Facebook Youtube
  • Quem Somos
  • Preferências Apostólicas
  • Exercícios Espirituais
  • Seja um Jesuíta
  • Fale Conosco
  • Quem Somos
  • Preferências Apostólicas
  • Exercícios Espirituais
  • Seja um Jesuíta
  • Fale Conosco
  • Colaboração, Fé
    e Espiritualidade
  • Nossa
    Vida-Missão
  • Educação
  • Paróquias, Igrejas,
    Santuários e Capelanias
  • Justiça
    Socioambiental
  • Juventude
    e Vocações
  • Patrimônio
    Histórico e Cultural
  • Preferência
    Apostólica Amazônia
  • Colaboração, Fé
    e Espiritualidade
  • Nossa
    Vida-Missão
  • Educação
  • Paróquias, Igrejas,
    Santuários e Capelanias
  • Justiça
    Socioambiental
  • Juventude
    e Vocações
  • Patrimônio
    Histórico e Cultural
  • Preferência
    Apostólica Amazônia
  • Imagens
  • Vídeos
  • Podcast
  • Produções artísticas
  • DISCERN
  • Agenda

Alunos participam de projeto sobre cidades catarinenses

  • Postado em: 5 de junho de 2013

O Colégio Catarinense realiza todos os anos, com os alunos do 2º ano do Ensino Médio, o projeto “Municípios Catarinenses: Pluralidade Cultural e Construção da Identidade Cidadã”. Na atividade, os jovens estudam a realidade de alguns municípios de Santa Catarina. Nesta edição, as cidades de Camboriú, Biguaçu, Brusque, Joinville, Navegantes, São José e Urussanga, serão estudadas.

O objetivo do projeto é sensibilizar os jovens quanto à complexidade das questões que envolvem a educação, a saúde, o meio ambiente e a política da localidade – os chamados eixos de pesquisa –, buscando o desenvolvimento do pensamento crítico nos alunos. A partir de pesquisas conduzidas sob a orientação dos professores, será exercitado o repensar de algumas ações públicas e privada que afetam a sociedade.

O projeto abrange as cinco dimensões da prática pedagógica inaciana: contextualização, experiência, reflexão, ação e avaliação. Após a apresentação do projeto aos alunos, é realizado um sorteio que define com qual município cada sala vai trabalhar. Depois, as salas são divididas em grupos e cada um fica responsável por um eixo da pesquisa dentro de cada município.

Depois dessa primeira etapa, começa a seleção dos materiais que contam a história local, as tradições, as características geográficas e até a situação político-econômica, que envolve questões referentes à educação, a saúde e a projetos vinculados ao meio ambiente do local.

Durante a pesquisa os alunos se encontram com autoridades públicas e profissionais vinculados aos eixos de pesquisa, dessa forma eles têm a oportunidade de se informar diretamente com quem trabalha em segmentos vitais dos municípios. Além disso, a experiência faz com que os alunos possam formar sua própria visão a respeito de determinados assuntos, pois, além de ouvirem a versão oficial, eles têm a oportunidade de conversar com os moradores do munícipio.

Realizadas em abril, as visitas aos municípios proporcionaram aos alunos um momento de aproximação da realidade dessas cidades. A partir dos dados obtidos, os jovens vão apresentar um seminário sobre cada cidade – que é assistido pelos envolvidos no projeto -, bem como elaborar uma revista a partir das reflexões e do mapeamento desenvolvido para cada localidade. Essas etapas serão realizadas no segundo semestre.

Adaptado de: Colégio Catarinense

Compartilhe

AnteriorAnteriorDia de Formação para famílias
PróximoCentro Loyola do Rio realiza retiro em junhoPróximo

Últimas notícias

Lançamento do novo site de publicações do IHSI

Mês Vocacional fortalece cultura do chamado

Jesuítas reúnem-se para avaliar a missão da Semana Santa

Comentários

  • Quem Somos
  • Preferências Apostólicas
  • Quem Somos
  • Preferências Apostólicas
  • Exercícios Espirituais
  • Seja um Jesuíta
  • Fale Conosco
  • Exercícios Espirituais
  • Seja um Jesuíta
  • Fale Conosco

Siga nossas redes sociais

Instagram Facebook Youtube

Jesuítas do Brasil © 2024 | Todos os direitos reservados