Hoje, 12 de março, a Igreja em todo o mundo e, em especial, a Companhia de Jesus fazem memória aos 400 anos de canonização dos jesuítas Santo Inácio de Loyola e São Francisco Xavier. Na mesma data, o Papa Gregório XV também canonizou Santa Teresa D’Ávila, São Felipe Néri e Santo Isidoro Lavrador.
A festa deste sábado é um convite à conversão, além de integrar as celebrações do Ano Inaciano, iniciado em 2021 e que se estenderá até 31 de julho de 2022.
Uma breve pesquisa sobre a história desses cinco personagens, tão importantes para a Igreja, revela o quanto o Espírito Santo trabalhou em suas vidas para que pudessem alcançar a santidade. Ao longo de suas trajetórias, eles trilharam o caminho interior, passaram por adversidades e tribulações próprios daqueles que buscam de todo o coração aproximar-se de Deus.
Essa ficou conhecida como a primeira canonização coletiva da história, e não aconteceu em vão, mas, sim, pela admirável história de vida deles, pelo bem que fizeram e pelo amor ao Evangelho, a Cristo e à Igreja. Indivíduos que amavam a Jesus a tal ponto que nunca mediram esforços para anunciar o Reino de Deus.
Pe. Mieczyslaw Smyda, SJ
Provincial dos Jesuítas no Brasil