home

Anuário Jesuítas 2023

O Anuário Jesuítas 2023 já está disponível no formato on-line! Realizado pela Cúria Geral da Companhia de Jesus, o material permite conhecer as várias ações dos jesuítas pelo mundo. Nesta última edição, o tema escolhido foi a Juventude e a Província do Brasil se destaca com duas iniciativas, além do artigo do Pe. Luiz Fernando Klein, SJ, com o tema O Pacto Educativo Global e a Juventude.

A publicação, na página 33, destaca o Programa MAGIS Brasil como uma iniciativa  que oferece acompanhamento afetivo e eficaz para os jovens. Para isso, traz um breve relato de dois jovens que vivenciaram a experiência de desenvolver seus projetos de vida.

Além disso, o Anuário conta com o texto Emigrei para salvar a minha vida, que traz a experiência de Gisele Mpia, de 35 anos, como imigrante, destacando os desafios e as motivações por trás da decisão de deixar sua terra natal em busca de segurança e uma vida melhor. O relato nos convida a refletir sobre a importância da solidariedade e do acolhimento aos migrantes, bem como a conhecer o projeto do Serviço a Migrantes e Refugiados (SJMR Brasil), Todas Importam (pág. 151), do qual Gisele participou e que tem por objetivo oferecer formação profissional a mulheres migrantes.

E por último, o artigo do Pe. Luiz Fernando Klein, SJ, explora a importância do Pacto Educativo Global como um instrumento para promover a educação integral da juventude (pág. 46). O jesuíta destaca a necessidade de uma abordagem inclusiva e interdisciplinar, incentivando a formação de cidadãos comprometidos e conscientes de seu papel na construção de um mundo mais justo e fraterno.

As iniciativas apresentadas neste Anuário são uma valiosa contribuição dos jesuítas para a compreensão e o diálogo na sociedade contemporânea.

Para acessar o Anuário, clique aqui: bit.ly/3CQCMoT. Disponível em espanhol.

Compartilhe

Últimas notícias

Comentários