home

Apostolado divulga nota sobre massacre

 

foto A Rede Solidária e o Apostolado da Companhia de Jesus na América Latina divulgou nota oficial sobre os eventos de 4 de outubro de 2012 em Totonicapán, Guatemala, que foi alvo de uma chacina na disputa por terras indígenas na localidade.
 
“Irmãos e irmãs:
 
Temos notado a declaração dos sacerdotes da zona pastoral de Totonicapán. Com profunda tristeza e raiva, mas também com o nosso sincero espírito de solidariedade e desejo de paz com justiça e dignidade, a Rede de Solidariedade e latino-americana Apostolado Indígena da Companhia de Jesus, que inclui irmãos e irmãs, religiosos e religiosas, leigos, homens e mulheres de 10 países do nosso continente, expressamos nossa profunda preocupação sobre os trágicos acontecimentos que trouxeram como resultado 8 pessoas mortas e muitos feridos. Em profunda simpatia com você, declaramos que:
 
1. Nós também sentimos como nosso profundo sofrimento toda a tribo que foi massacrada novamente e simpatizamos com eles, pais, mães, irmãos, irmãs, filhos e filhas dos mortos, trazendo nossa dor.
 
2. Sabemos da responsabilidade do governo da Guatemala com a clara demonstração de como lidar com soldados armados. Confirmamos também que não é apenas um fato circunstancial, mas de uma política de Estado, que está ocorrendo em muitos de nossos países, apoiado e conduzido por poderosos grupos que discriminam transnacional indígena e cobiçam seus territórios, como a mineração.
 
3. Estamos com o direito de auto-determinação dos povos e seu direito de se manifestar publicamente para ser ouvido e ouvir suas demandas prontamente. Várias agências e tratados internacionais, como a Declaração das Nações Unidas sobre os Direitos dos Povos Indígenas, a Convenção 169 da OIT e outros, estabelecem o direito ao protesto pacífico e mobilização do povo para expressar suas demandas a autoridades e da obrigação de prestar os cuidados adequados. Este direito foi exercido em uma grande variedade de lutas dignas dos povos indígenas em todo o continente, principalmente no Brasil, Bolívia, Venezuela, Peru, Equador, Panamá e México. Entendemos claramente que este evento realmente devem responder aos interesses legítimos dos povos e manifestantes deve ser sempre pacífica e de acordo com a lei, tomando cuidado para não expor as pessoas à violência de forma irresponsável ou morte.
 
4. Queremos que as autoridades políticas e judiciais continuem a investigação relevante, credível e sem contradições e decepções como dada imediatamente após o fato, para esclarecer e punir os responsáveis %u200B%u200Badequadamente em todos os níveis de responsabilidade.
 
5. Nós oramos por seus mortos e feridos e também recomendamos vivamente a paz, harmonia e diálogo. Que a dignidade da justiça, e da vida eterna seja alcançado”.

Compartilhe

Últimas notícias

Comentários