Avanço no processo de Beatificação do Pe. Pedro Arrupe

O processo de beatificação e canonização do Pe. Pedro Arrupe Gondra, 28º Superior Geral da Companhia de Jesus, dará um passo importante no próximo dia 14 de novembro, quando será concluída a fase diocesana do caso. Esta fase foi iniciada cinco anos atrás, na Aula della Conciliazione, no Palácio Apostólico de Latrão, e agora suas atas serão enviadas ao Dicastério das Causas dos Santos para o início da fase romana. O anúncio foi feito por Pascual Cebollada, SJ,  postulador da causa dos religiosos bascos.

Segundo o jesuíta, o material recolhido durante a fase diocesana será revisado em Roma (Itália) pela Comissão responsável, que certificará a correta execução do processo diocesano e iniciará a elaboração da positio, documento essencial para a beatificação. A Comissão Histórica, composta por estudiosos e jesuítas, entregou quase dez mil páginas de textos inéditos do Pe. Arrupe, além de outros materiais relacionados à sua vida e reputação de santidade, ao tribunal eclesiástico do Vicariato de Roma.

A causa tem atraído a atenção de diversas figuras, incluindo o Papa Francisco, que expressou publicamente sua admiração por Arrupe em várias ocasiões. “O Papa está muito próximo da figura do Pe. Arrupe e ansioso por ver o avanço da causa de sua beatificação”, afirmou Pe. Antonio Spadaro, SJ, após um encontro do Pontífice com jesuítas de Singapura.

Pe. Arrupe enfrentou oposição ao longo de seu generalato, especialmente por setores da Cúria Romana. Entretanto, sua relevância espiritual e o impacto de seu trabalho têm sido amplamente reconhecidos. “Lutei por esta causa durante 40 anos”, destacou Pedro Miguel Lamet,SJ, biógrafo de Arrupe. “Hoje, sua figura é vista como um profeta à frente de seu tempo”.

Com o término da fase diocesana e o início da fase romana, a expectativa pela beatificação do Pe. Pedro Arrupe aumenta, gerando esperança entre os fiéis e admiradores ao redor do mundo.

Texto com informações do site Religión Digital

Compartilhe

Últimas notícias