Foi instalado na PUC-Rio o quarto BlackBerry Tech Center do Brasil. Sua inauguração – fruto de uma parceria com a universidade no âmbito do BlackBerry Academic Program contou com a presença do ministro de Relações Exteriores do Canadá, John Baird.
O programa global da empresa visa à captação e ao suporte voltados para estudantes e desenvolvedores de aplicativos móveis. Ele tem o compromisso de fortalecer o setor de tecnologia da informação no Brasil, ampliar e capacitar a comunidade de desenvolvedores locais e fomentar as habilidades e a competitividade dos provedores locais.
O BlackBerry Academic Program atende a dois propósitos: oferecer treinamento constante, o espaço e os recursos necessários para que estudantes e desenvolvedores possam criar e testar novos aplicativos móveis, bem como de fomentar o empreendedorismo, ajudando a gerar oportunidades de negócios.
Na cerimônia de inauguração, Baird mencionou o grande histórico de colaboração da PUC-Rio com o Canadá, especialmente através da Universidade de Waterloo; e João Stricker, diretor Geral da BlackBerry no Brasil, destacou que o novo centro reflete um compromisso de longo prazo com o país, ressaltando a cultura vibrante do Rio de Janeiro, sua excelente comunidade de desenvolvedores de aplicativos e seu fantástico ambiente para negócios. “A PUC-Rio tem um dos melhores programas de Ciência da Computação do país. A parceria com a universidade é nossa forma de convidar esse grande ecossistema para juntar-se a nós na construção do futuro da computação móvel”, acrescentou.
Para o professor Carlos José de Lucena, coordenador do Laboratório de Engenharia de Software (LES), onde está sediado o centro, a iniciativa é estratégica porque a BlackBerry tem planos de fabricar seus aparelhos no Brasil. O Tech Center contará com uma equipe de técnicos especializados para dar apoio aos desenvolvedores que trabalhem com a plataforma da empresa.
Fontes: Blackberry e Assessoria de Imprensa do Centro Técnico Científico