home

CAC dá início a Campanha Kit Educativo 2024

O Centro Alternativo de Cultura (CAC), Centro social de Promoção da Justiça Socioambiental dos Jesuítas do Brasil, desenvolve processos formativos humanizadores e transformadores, visando a autonomia e protagonismo da infância amazônida. Diante disso, realizam todos os anos a “Campanha do Kit Educativo”, ação que tem por objetivo arrecadar itens escolares para as crianças e adolescentes das comunidades parceiras do CAC, localizadas nos municípios de Ananindeua, Belém e Barcarena, no estado do Pará.

Em 2024, animados pela temática da Campanha da Fraternidade sobre a Amizade social e iluminados pelo evangelho “vós sois todos irmãos e irmãs” (Mt 23,8), o CAC compreende que a amizade social é um amor que se estende para além das fronteiras.  Assim, convida cada pessoa a “abrir o coração ao que está ao redor, tornando sensível a realidade”. E lembra: “Não existimos no vazio, mas em um contexto amplo, diversificado de relações, pelas quais somos corresponsáveis” (Texto Base CF 2024).

Há 33 anos, o CAC acompanha a realidade de crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade social, que enfrentam problemas como insegurança alimentar e violação de direitos. Realidades que denunciam relações desiguais e contraditórias próprias da “cultura do descarte”, mas, principalmente, nos lembram da urgência de tornarmos realidade os ensinamentos de Jesus Cristo sobre o amor, o cuidado e a boniteza de produzir vida, alegrias e sonhos em meio às adversidades. 

Para o Centro Alternativo de Cultura, as comunidades atendidas e, principalmente, a infância são os lugares onde aprendem sobre a amizade social, um amor que acolhe e inclui a todos, que ultrapassa as barreiras geográficas e do espaço simbólico.

Nessa perspectiva da amizade social, enquanto experiência construída no amor presente nas relações humanas, é que o CAC lança a Campanha do Kit Educativo 2024 como gesto concreto da quaresma. A meta é arrecadar 330 Kits educativos, no valor de R$ 60,00 cada, e/ou itens escolares, como caderno, lápis, apontador, borracha, cola branca, caneta, lápis de cor e giz de cera. Iniciada no último dia 20 de fevereiro, a Campanha ocorre até 31 de março deste ano.

Convidamos a todos e todas que defendem os direitos de crianças e adolescentes, desejando promover sua autonomia, para abraçar esta campanha, pois o Encantamento é tecnologia de sobrevivência. E como nos lembra Manoel de Barros: “A liberdade e a poesia a gente aprende com as crianças”.

Informações para doação:
Dados bancários
Pix – (91) 98203-0443
Banco do Brasil 
Agência: 1686-1
Conta: 34938-0
Associação Antônio Vieira

Compartilhe

Últimas notícias

Comentários