Ir para o conteúdo

home

Instagram Facebook Youtube
  • Quem Somos
  • Preferências Apostólicas
  • Exercícios Espirituais
  • Seja um Jesuíta
  • Fale Conosco
  • Quem Somos
  • Preferências Apostólicas
  • Exercícios Espirituais
  • Seja um Jesuíta
  • Fale Conosco
  • Colaboração, Fé
    e Espiritualidade
  • Nossa
    Vida-Missão
  • Educação
  • Paróquias, Igrejas,
    Santuários e Capelanias
  • Justiça
    Socioambiental
  • Juventude
    e Vocações
  • Patrimônio
    Histórico e Cultural
  • Preferência
    Apostólica Amazônia
  • Colaboração, Fé
    e Espiritualidade
  • Nossa
    Vida-Missão
  • Educação
  • Paróquias, Igrejas,
    Santuários e Capelanias
  • Justiça
    Socioambiental
  • Juventude
    e Vocações
  • Patrimônio
    Histórico e Cultural
  • Preferência
    Apostólica Amazônia
  • Imagens
  • Vídeos
  • Podcast
  • Produções artísticas
  • DISCERN
  • Agenda

Capacitação docente reúne professores em evento na Unisinos

  • Postado em: 5 de agosto de 2013
foto
 
Um momento cultural abriu a capacitação docente do segundo semestre de 2013 da Unisinos. A universidade recebeu seus professores com recital de canto lírico, interpretação de poemas de Bertolt Brecht feito pela atriz e aluna do curso de Gestão Cultural, Aline Cardoso, e apresentação do grupo B-Boys Restinga Crew.  Juntos há mais de dez anos e formado a partir de uma oficina de dança de rua, o grupo recebeu no ano passado o Prêmio Açoriano de Destaque em Danças Urbanas. As apresentações de dança reuniram vários estilos de música. 
 
A composição da mesa de trabalho contou com a presença do reitor, Pe. Marcelo Fernandes de Aquino, do vice-reitor, Pe. José Ivo Follmann e da coordenadora da área de formação docente, Miriam Dazzi, que saudou os presentes e lembrou o quanto é importante aproveitar as oportunidades. A professora citou Clarice Lispector em sua fala “As pessoas mais felizes não têm as melhores coisas. Elas sabem fazer o melhor das oportunidades que aparecem em seus caminhos”. 
 
Padre Marcelo deu boas vindas ao público e lembrou que há 60 anos surgiu o curso de filosofia. “Uma pequena semente que formou o que hoje é nossa Unisinos”, lembrou. Em sua fala, destacou o aniversário de 44 anos da Unisinos e enfatizou a importância de olhar para o futuro. “Uma universidade jesuíta transforma amor em serviço. Nosso objetivo é ser uma instituição global de pesquisa”, afirmou o reitor.
 
Após o momento cultural e as falas iniciais, a professora da UFRGS, Dagmar Meyer, fez uma palestra sobre “A Postura Investigativa do Ensino Superior”. A palestrante trouxe, para abrir sua apresentação, o fragmento de quatro textos: uma crônica, uma frase de protesto, uma música e um artigo acadêmico, para contextualizar a história da crise social, cultural, financeira e ética no mundo atual. 
 
“Está em crise a nossa crença em pressupostos políticos”, destacou Dagmar. “Isso tudo não precisa ser ruim, pode ser desafiador, quando pensamos na universidade como produtora de conhecimento, que sustenta seu trabalho no tripé ensino, pesquisa e extensão, viabilizando a inserção de profissionais qualificados no mercado de trabalho”. 
 
Ao final da palestra, o público participou enviando questões sobre o tema à pesquisadora.
 
Fonte: Unisinos

Compartilhe

AnteriorAnteriorFé e Alegria inaugura rádio web no Brasil
PróximoGame Conecta da Unisinos premia melhor jogador do mês de junhoPróximo

Últimas notícias

SJMR mediará debate da sociedade civil na III ICoMIR

Edições Loyola: últimos dias da Feira Virtual do Livro

II Fórum de Gestão de Fé e Alegria: identidade, ecologia integral e juventudes

Comentários

  • Quem Somos
  • Preferências Apostólicas
  • Quem Somos
  • Preferências Apostólicas
  • Exercícios Espirituais
  • Seja um Jesuíta
  • Fale Conosco
  • Exercícios Espirituais
  • Seja um Jesuíta
  • Fale Conosco

Siga nossas redes sociais

Instagram Facebook Youtube

Jesuítas do Brasil © 2024 | Todos os direitos reservados