
Promover o sentimento de pertencimento, no dia a dia, como parte importante da missão educativa jesuíta. Este tem sido o propósito da série de formações Itinerários Inacianos, desenvolvida entre os colaboradores do Colégio Antônio Vieira, em Salvador (BA), sob a condução do Pe. Emmanuel Araújo SJ, assistente espiritual da instituição. No mês de agosto, o tema foi o documento Características da Educação da Companhia de Jesus, publicado em 1986, um dos primeiros a descrever os conceitos pedagógicos fundamentais das instituições jesuítas de ensino. Foi o segundo evento da série que prevê três encontros formativos no ano.
“As Características da Educação da Companhia de Jesus são constitutivas da nossa cultura organizacional. Elas têm como fundamento a visão espiritual e a visão de mundo de Santo Inácio aplicadas à educação, à luz das necessidades dos homens e mulheres de hoje, o que está introjetado no nosso modo de ser escola”, disse o padre. Ele relatou, resumidamente, as 28 características apresentadas na obra, como a busca por agir com discernimento, a valorização da excelência acadêmica, a formação integral (cognitiva, humana e espiritual) e a adaptação às realidades locais. Depois, fez dinâmicas para reflexão entre os colaboradores sobre como eles identificam, em seu cotidiano, os marcadores do modo de proceder dos jesuítas na educação, permitindo, ao final, partilhas sobre o reconhecimento dos diferenciais da educação jesuítica no cotidiano escolar.
Pe. Emmanuel ainda ressaltou que as Características são um dos documentos que norteiam, no total, 937 colégios jesuítas em 72 países, envolvendo cerca de 880 mil alunos. Somente na América Latina, são 76 colégios da rede jesuíta. Nos próximos encontros, o padre pretende abordar outros documentos norteadores da educação da Companhia nos tempos atuais (Paradigma Pedagógico e Tradição Viva).




