Durante os dias 04 e 06 de março, o Fórum Mudanças Climáticas e Justiça Socioambiental (FMCJS), do qual o Serviço Amazônico de Ação, Reflexão e Educação Socioambiental (Sares) é membro efetivo, realizou a etapa presencial do Seminário Nacional. Trata-se de um processo participativo, de construção coletiva, que teve início em fevereiro com dois encontros virtuais e contou com a participação de representantes dos núcleos e articulações de todos os biomas brasileiros. No seminário, os participantes definiram as prioridades e ações do FMCJS para 2024, compartilharam suas experiências e desafios.
Acolham esta Carta – Alerta aos Povos do Brasil e seu Governo – como um dos frutos do Seminário do FMCJS. É um documento que indica a alegria por fazer parte das muitas pessoas e povos empenhados em multiplicar iniciativas que promovem a convivência amorosa com a Mãe Terra. No entanto, ela expressa também a tristeza e indignação pelas práticas que continuam provocando e agravando as mudanças climáticas, responsáveis pelas injustiças socioambientais e ameaças a todas as formas de vida na Terra.
O documento expressa, por fim, a preocupação em relação às políticas públicas de enfrentamento das mudanças climáticas e suas consequências na vida da população empobrecida. Assumindo a Conferência das Nações Unidas sobre as Mudanças Climáticas de 2025, também chamada de COP 30, que será realizada no próximo ano em Belém (PA), como uma oportunidade do Brasil convocar a humanidade a assumir e colocar em prática as mudanças pessoais e estruturais que a Mãe Terra exige com urgência, a Carta alerta que isso só acontecerá com políticas coerentes e de mobilização de todos os povos.
O documento expressa, por fim, a preocupação em relação às políticas públicas de enfrentamento das mudanças climáticas e suas consequências na vida da população empobrecida. Assumindo a Conferência das Nações Unidas sobre as Mudanças Climáticas de 2025, também chamada de COP 30, a ser realizada no próximo ano em Belém (PA), como uma oportunidade para o Brasil convocar a humanidade a assumir e colocar em prática as mudanças pessoais e estruturais que a Mãe Terra exige com urgência, a Carta alerta que isso só acontecerá com políticas coerentes e a mobilização de todos os povos.
Acesse a carta na íntegra: https://fmclimaticas.org.br/alerta-aos-povos-do-brasil-e-seu-governo/