O Colégio Catarinense realiza com seus alunos o “Projeto Dicionário”, que tem como objetivo incentivar o uso do dicionário como um recurso didático que auxilia o aumento do vocabulário e da escrita correta, além de trabalhar criativamente a ortografia, a construção e a ampliação de frases e textos. Em março, a escola realizou mais uma edição do projeto e contou com a participação dos alunos do 3º ano do Ensino Fundamental.
Os alunos interagiram com o material apresentado, pesquisaram em dicionários diferentes, contribuíram com relatos e hipóteses sobre a problematização apresentada e se apropriaram da estruturação apresentada nas obras, como verbetes, palavras de referências, ordem alfabética, abreviaturas e significados.
“Entendemos que a apropriação da leitura e da escrita é um processo gradual e cada criança tem seu próprio ritmo. Com esse projeto, buscamos formar alunos leitores e pesquisadores, altamente estimulados, ampliando habilidades e competências nas diversas áreas do conhecimento, por meio de atividades voltadas para um aprendizado significativo e de qualidade”, compartilhou Ana Vianice, coordenadora do projeto Dicionário.
Durante a atividade, os alunos perceberam que o dicionário responde a muitas curiosidades e que é um aliado importante durante a caminhada escolar.
Fonte: Colégio Catarinense