O projeto Nascentes Vivas com Moringas: Água como Bem Comum, vinculado ao projeto Agroecologia, Proteção e Gestão Popular dos Bens, parceria do Centro de Estudos e Ação Social (Ceas) com a agência de cooperação internacional Heks, promove o plantio de mudas de espécies nativas para proteção e recuperação de nascentes de águas, localizadas nos municípios de Encruzilhada, Cândido Sales, Ribeirão do Largo e Itarantim, na Bahia.
O investimento social privado é para potencializar, junto a 150 famílias que vivem na região da bacia hidrográfica Rio Pardo, as experiências de manejo de áreas de preservação permanente, a segurança alimentar e a defesa dos territórios.
Como uma de suas atividades, estão sendo implantados quatro viveiros com capacidade de produção de cinco mil mudas ao ano, entre frutíferas, nativas e essências florestais, que serão utilizadas para recompor as áreas, com a perspectiva de plantação de sistemas agroflorestais e de geração de renda. A ação também contribui para a gestão ambiental das políticas públicas locais.
Sobre o Ceas
O Ceas é uma obra fundada pela Companhia de Jesus, em 1967. Localizada em Salvador, desenvolve um trabalho político-educativo junto a comunidades e movimentos sociais de diferentes regiões da Bahia e tem como eixo fundamental o fortalecimento da autonomia e da organização desses grupos populares. Sua atuação é dedicada à transformação da realidade social, com o combate à desigualdade e às mais distintas opressões. Para conhecer melhor o Ceas, clique aqui. E, para apoiar seu trabalho, entre em contato pelo telefone (71) 3247-1232 ou e-mail secretaria@ceas.com.br.