No último sábado (08), em Brasília (DF), aconteceu a celebração dos 25 anos de vida religiosa do Ir. Ubiratan Costa, SJ, carinhosamente conhecido com Ir. Bira. A cerimônia teve início com a celebração da Missa, presidida pelo Pe. Miguel Martins, SJ, coordenador do Núcleo Apostólico Brasília (DF), no auditório do Centro Cultural de Brasília (CCB). Em seguida, os presentes participaram de um jantar e de uma confraternização animada pela cantora Cida Avelar e sua banda.
O evento foi marcado pela presença de vários amigos e amigas do Ir. Bira, bem como de diversos grupos. Também estiveram presentes, além dos jesuítas da residência e do Pe. Roberto Dias, SJ, da Fundação Padre Leonel Franca, o coordenador de pastoral, Pe. Marques Alves, e o vigário geral, Pe. Daniel Bertuzzi, ambos da Diocese de Goiás; o coordenador do Setor Juventude da Diocese de Miracema, Pe. Jailson de Jesus; o membro da coordenação da CRB Regional, Pe. Marcos de Ávila, RCJ; e o mestre do Noviciado dos Rogacionistas, Pe. Adriano Mateus Teodózio, RCJ.
Além destes, também marcaram presença no encontro Antônio Correia, Cledson Junior e Cleber Costa, todos irmãos do Ir. Bira que vieram de João Pessoa (PB); a coordenadora da CRB Regional, Ir. Maria Angélica Gomes, do Instituto Jesus Maria José, e toda a sua equipe de coordenação; a assessora do Serviço de Animação Vocacional da CNBB, Ir. Maristela Ganassini, FSCJ, e também com toda sua equipe; os membros do escritório do Serviço Jesuíta a Migrante e Refugiado (SJMR) de Brasília e do Observatório Nacional de Justiça Socioambiental Luciano Mendes de Almeida (Olma); e a equipe do Centro Loyola de Goiânia e também toda a comunidade do Centro Cultural de Brasília (CCB).
O evento foi marcado também pela participação em massa da vida religiosa feminina e de muitos jovens, de Brasília e Goiânia (GO), que representam as congregações religiosas com as quais o Ir. Bira trabalha e os jovens que, por todo o Brasil, devem muito à missão do irmão junto às religiosas e às juventudes, missão esta que ocupa grande parte de seus 25 anos de consagração.
Celebrar a vida religiosa jesuíta, por meio da memória dos 25 anos de dedicação do Ir. Bira à missão da Companhia de Jesus, é celebrar a presença do Cristo amigo que anima e continua chamando e congregando tantos e tantas no serviço do teu Reino e é, ademais, momento propício para agradecer a Deus pela amizade, entrega e alegria que são marcas dos que seguem os passos de Jesus.
Centro MAGIS Burnier