home

Celebrações marcam as últimas atividades de 2020 do SJMR Belo Horizonte

Na tarde de sábado, 19 de dezembro, o Centro de Referência do Serviço Jesuíta a Migrantes e Refugiados de Belo Horizonte realizou a sua última atividade do ano. A confraternização reuniu na Igreja Nossa Senhora da Boa da Viagem, no centro da capital mineira, famílias migrantes e refugiadas, em sua maioria, venezuelanas, para comemorar o dia do migrante, celebrado em 18 de dezembro, e a Festa do Natal. 

Na ocasião, as famílias foram convidadas a assistir, por um telão, ao festival Tantos Somos, Somos Um, evento artístico realizado pelo SJMR Brasil em parceria com instituições internacionais, cuja intenção é promover na sociedade a reflexão à causa migrante. Este ano, seguindo os protocolos de distanciamento social, o festival foi on-line e transmitido simultaneamente pelo YouTube e pelo Facebook.

Uma das famílias venezuelanas atendidas pelo SJMR de Belo Horizonte


Por meio do evento, as famílias puderam amenizar um pouco a saudade da terra natal. Afinal, o
Tanto Somos, Somos Um reuniu performances artísticas e apresentações de migrantes, refugiados e pessoas ligadas à causa migratória de, ao menos, 12 países. Em seguida, com a presença do Papai Noel, houve a entrega de cestas natalinas às famílias e presentes às crianças e jovens e foi servido um lanche.

A visita do diácono Elissandro Santana ao local, engrandeceu a ocasião. O sacerdote fez uma oração que culminou com a canção Aleluia, recitada pelas pessoas presentes em português e em espanhol. 

Essa foi a última ação em 2020 do SJMR Brasil, na capital mineira. O retorno das atividades e serviços será no dia 4 de janeiro. “Mesmo em um ano tão difícil para encontros, nós vimos a necessidade de nos reunirmos, mesmo que com poucas famílias, para confraternizarmos juntos, atento a todas as precauções previstas pelo poder público”, disse Marcelo Lemos, coordenador da unidade BH.

* Texto com informações do portal SJMR Brasil

 

Compartilhe

Últimas notícias

Comentários