Nos últimos anos o Centro Educativo Padre Agostinho Castejón (Cepac), no Rio de Janeiro (RJ), passou a integrar sistemas e projetos que oportunizaram uma importante mudança de paradigmas institucionais, como os estudos a partir do Sistema de Qualidade na Gestão Escolar, o Projeto Educativo Comum (PEC) e o Planejamento Estratégico. Sendo assim, o Cepac passa a ser chamado de Escola Padre Agostinho Castejón.
Trazer a categoria escola situa um novo tempo para a unidade educativa, fortalecendo o compromisso com a garantia das aprendizagens na perspectiva da Pedagogia Inaciana. A escola considera que a criança é um sujeito histórico e de direitos que constrói sua identidade e se desenvolve nas interações, que experimenta, narra, produz e constrói sentidos.
A atuação do Pe. Agostinho Castejón, SJ, no Morro Dona Marta, entre as décadas de 1970 e 1980, é viva na memória da comunidade. O jesuíta foi vice-reitor acadêmico da PUC-Rio e professor do departamento de Pedagogia da universidade, foi diretor do Colégio Loyola, em Belo Horizonte (BH) e um dos fundadores da antiga AEC, atual Associação Nacional de Educação Católica do Brasil (Anec). Desde 2014, o Cepac é mantido integralmente pela Companhia de Jesus.
Atualmente, são atendidas 144 crianças, dos dois aos cinco anos e 11 meses, em horário integral. “O trabalho pedagógico em comunidades com situações cotidianas de vulnerabilidade e risco social tem revelado à unidade educativa cada vez mais a importância desta compreensão da educação integral, da qual não podemos desvincular a necessidade do trabalho articulado entre escola, família e comunidade. Ao celebrar os dez anos do Cepac, refletimos sobre nossa trajetória e olhamos para o futuro com muito bom ânimo, empreendendo os esforços necessários para que a missão a nós confiada, enquanto unidade da Rede Jesuíta de Educação, seja alcançada com êxito. O caráter educativo da escola tem seu produto maior e melhor na sociedade, isso também é fruto de uma educação integral”, enfatiza a diretora-geral da instituição, Ana Tobias.