
A Fundação Padre Leonel Franca (FPLF), por meio do Núcleo Inovar, realizou no dia 10 de dezembro, a cerimônia de certificação dos integrantes da Orquestra Sinfônica Jovem do Rio de Janeiro que concluíram o curso do Laboratório de Trajetória e Inovação. A iniciativa integra o apoio institucional da Fundação à orquestra, residente da PUC-Rio, por meio do repasse de recursos para a manutenção e o desenvolvimento de suas atividades formativas.
A celebração contou com a reflexão do Pe. Roberto Barros Dias, SJ, que destacou a universidade como espaço de aprendizagem compartilhada, onde educar vai além da transmissão de conteúdos e envolve o encontro entre conhecimento e olhar. Inspirado no poema Guardar, de Antonio Cicero, o jesuíta afirmou que educar é formar a sensibilidade para ver, admirar e cuidar da realidade, cultivando uma postura atenta diante de si, do outro e do mundo.
Encerrando sua fala, o sacerdote compartilhou que a formação oferecida pelo Laboratório contribui para a construção da paz, ao educar o olhar e o cuidado nas relações humanas. Citando o Papa Leão XIV, lembrou que “educação é o novo nome da paz” e destacou que a trajetória dos jovens músicos testemunha como a formação integral pode transformar vidas e gerar impacto positivo na sociedade.




