Na noite de 21 de maio, a Igreja Santo Inácio, no Rio de Janeiro (RJ), acolheu um encontro profundamente significativo, conduzido pelo prefeito da Igreja, Pe. Leandro de Castro, SJ, em homenagem ao Papa Francisco, símbolo de diálogo, acolhida e fraternidade.
No início, a oração do Terço, rezado em sufrágio ao Santo Padre, momento em que as vozes se uniram em fé e intenção. Na sequência, a Santa Missa envolveu a assembleia em espiritualidade e comunhão, reafirmando o compromisso com o diálogo inter-religioso.
O ponto alto da noite foi o encontro entre lideranças religiosas de diversas tradições: os padres da Igreja Santo Inácio, os rabinos Daniel Goldman e Sérgio Margulies, os representantes das Religiões de Matriz Africana, Encantaria Cigana, do grupo Complir, além da presidente Nacional do Conselho Inter-religioso da Ordem dos Capelães do Brasil (OCB), Katja Bastos.
Cada voz presente trouxe à tona a riqueza das diferentes crenças e a urgência de caminharmos juntos na construção de pontes de respeito e compreensão. As ações do Papa Francisco, sempre voltadas à escuta e ao diálogo, foram lembradas como exemplo maior de união entre os povos.
A expressiva participação das comunidades judaico-cristãs e demais tradições religiosas tornou o encontro uma verdadeira celebração da paz, da escuta e da esperança, que nos inspira a seguir firmes no propósito de cultivar o entendimento e a fraternidade entre as religiões.
Neste ano celebra-se os 60 anos da declaração conciliar Nostra Aetate e reafirma o compromisso da Companhia de Jesus com o diálogo inter-religioso como caminho de justiça, reconciliação e paz.