home

CIJ realiza formação para acompanhantes das juventudes

Nos dias 11 e 12 de novembro, o Centro MAGIS Inaciano da Juventude (CIJ) realizou o terceiro e último módulo da Formação para Acompanhar Jovens na Construção de um Futuro Cheio de Esperança, trabalhando o tema Acompanhamento de Jovens: contribuição da espiritualidade inaciana. O módulo foi assessorado pelo secretário de Juventude e Vocações da Província do Brasil, Pe. Edson Tomé, SJ, e por Dicler Abreu, colaborador do Centro MAGIS Anchietanum. Este último módulo teve o objetivo de qualificar pessoas que exercem o ministério do acompanhamento de jovens, por meio das contribuições da tradição espiritual inaciana, com especial atenção ao contexto em que os jovens estão imersos e pelo qual são constantemente
afetados.

A formação, concretizada em parceria com o Serviço de Animação Vocacional (SAV) e a Conferência dos Religiosos do Brasil (CRB) da Regional Ceará, teve como inspiração a terceira Preferência Apostólica Universal da Companhia de Jesus: acompanhar os(as) jovens na criação de um futuro cheio de esperança.

O trabalho destinou-se ao público-alvo de educadores(as), catequistas, pais, jovens lideranças e pessoas que acompanham a juventude em âmbito pastoral, espiritual e vocacional. Visou-se garantir, a partir do CIJ, um espaço de encontro, apoio e articulação, no qual os e as participantes pudessem refletir sobre suas experiências e construir formas de melhor acompanhar os/as jovens de maneira integral.

Os dois primeiros módulos da formação tiveram como temas: I) Juventude e Saúde Mental: desafios atuais no acompanhamento, realizado nos dias 16 e 17 de setembro, e II) Juventude e Projeto de Vida: construir um futuro cheio de esperança, nos dias 07 e 08 de outubro. O primeiro considerou as principais questões psicossociais envolvidas no período da adolescência e da juventude, abordando desafios atuais no acompanhamento. No segundo, buscou-se conhecer os aspectos estruturais e existenciais envolvidos no processo de construção de Projeto de Vida, para melhor acompanhar os(as) jovens.

Compartilhe

Últimas notícias

Comentários