Um livro organizado pelo professor Bráulio Oliveira, do curso de Administração do Centro Universitário da FEI, recebeu classificação máxima da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES). A obra Gestão de Marketing obteve avaliação L4, concedida às obras de maior impacto para o conhecimento e a formação de profissionais. Por meio de exemplos e estudos de casos de empresas locais, o livro foi considerado inovador no que se refere à aplicabilidade dos conceitos de marketing à realidade brasileira. A avaliação da CAPES é trienal.
Lançado em 2011, pela editora Pearson, o trabalho traz colaborações de 14 especialistas e reúne os principais fundamentos do marketing e tendências da área, sob um ponto de vista diferenciado e totalmente voltado para o mercado nacional, atendendo às necessidades de estudantes, professores e profissionais de Administração e Marketing. De acordo com o autor e organizador, o livro é mais adequado à realidade das Instituições de ensino nacionais do que publicações estrangeiras semelhantes. Os pesquisadores que colaboraram para seu desenvolvimento utilizaram muita pesquisa e também sua experiência no mercado.
O conteúdo de Gestão de Marketing trata de temas de grande interesse dos públicos envolvidos na área, como comportamento do consumidor, segmentação de mercado, gestão e desenvolvimento de produto, formação e gestão de preços, comunicação integrada, administração e vendas, business to business, internet e database marketing, branding (gestão de marca), marketing de serviços e marketing de varejo.
A classificação da CAPES divide-se em estratos de L1, menor impacto, até L4. Para que seja avaliado como L4, o livro precisa atender a no mínimo três dos seguintes quesitos: ser um livro integral; apresentar impacto comprovado por três ou mais reedições; vínculo pleno da obra com a linha de pesquisa do autor; conselho editorial e análise de manuscrito por pares; ser realizado com apoio de instituições e agências de fomento; prêmio de mérito acadêmico; e publicação em língua estrangeira.
“Essa classificação da CAPES dá legitimidade a um trabalho denso, que requer muito empenho dos autores e da editora, e mostra o reconhecimento e aceitação máxima de pesquisadores dos principais programas de pós-graduação do Brasil. É um atestado de que se trata de um material de alto nível para ser utilizado como disseminador de conhecimento sobre Marketing”, diz o professor da FEI.
No final de 2013, mais dois livros de coautoria do professor Bráulio Oliveira chegaram ao mercado: Pesquisa de Marketing e Gerência de Produtos, pela editora Elsevier.
Ficha técnica
Título: Gestão de Marketing
Número de pág.: 456
Preço: R$ 75,00
Editora: Pearson
Fonte: FEI