O Colégio Anchieta, de Nova Friburgo (RJ), e o CEFET (Centro Federal de Educação Tecnológica) deram o primeiro passo para uma parceria em prol da cultura e do turismo na cidade. A instituição jesuíta ofereceu aos alunos de Turismo, do CEFET, o curso Memória Anchieta, ministrado pela professora Jane Ayrão, no Colégio Anchieta. Agora, 15 alunos farão um estágio no próprio colégio. A finalidade é receber visitantes nas manhãs de sábado. A perspectiva é que futuramente visitas guiadas sejam abertas ao público e aos turistas.
Essa é uma antiga ideia do diretor geral do Colégio Anchieta, padre Toninho Monnerat, desde que ele montou o corredor Histórico, com seis salas recuperadas e preparadas para a visitação (Biblioteca da Filosofia, Quarto do Pe. Luiz Yabar, Capela Mater Pietatis, Sala Nobre de Reuniões, Sala de Música e Sala de Aula Retrô). Há também o Teatro (a instituição está em busca de parceiros para realizar a reforma), a tradicional Capela e o já recuperado Jardim Interno.
Se encontra também em processo de restauração a imagem de Nossa Senhora da Conceição, que está localizada no jardim. Além disso, diversas imagens e quadros importantes do colégio vêm sendo restaurados com a supervisão da coordenadora de Artes, Gláucia Bezerra.
Em 8 de maio, foram entregues aos alunos os certificados do curso Memória Anchieta. Participaram da solenidade: o diretor acadêmico do Anchieta, professor Ricardo Ribeiro; o diretor administrativo, Carlos Eduardo Cortez; o secretário municipal de Turismo, Wilton Neves; o secretário de Cultura, Marcos Marins; a subsecretária de Turismo, Natália Peixoto; e os professores do CEFET, Edvar Batista e André Melo; além da primeira-dama, Cristina Bravo.
Fonte: Colégio Anchieta (RJ)