Ir para o conteúdo

home

Instagram Facebook Youtube
  • Quem Somos
  • Preferências Apostólicas
  • Exercícios Espirituais
  • Seja um Jesuíta
  • Fale Conosco
  • Serviço de Cuidado e Proteção
  • Quem Somos
  • Preferências Apostólicas
  • Exercícios Espirituais
  • Seja um Jesuíta
  • Fale Conosco
  • Serviço de Cuidado e Proteção
  • Colaboração, Fé
    e Espiritualidade
  • Nossa
    Vida-Missão
  • Educação
  • Paróquias, Igrejas,
    Santuários e Capelanias
  • Justiça
    Socioambiental
  • Juventude
    e Vocações
  • Patrimônio
    Histórico e Cultural
  • Preferência
    Apostólica Amazônia
  • Colaboração, Fé
    e Espiritualidade
  • Nossa
    Vida-Missão
  • Educação
  • Paróquias, Igrejas,
    Santuários e Capelanias
  • Justiça
    Socioambiental
  • Juventude
    e Vocações
  • Patrimônio
    Histórico e Cultural
  • Preferência
    Apostólica Amazônia
  • Podcasts
  • Agenda

Medianeira abre inscrições para edital de música

  • Postado em: 11 de setembro de 2017
Grupo Braseiro, vencedor do edital Nossa Música de 2015

Por meio do edital Nossa Música, o Colégio Medianeira incentiva a produção musical da cidade de Curitiba (PR) desde 2012. Como parte de sua proposta educativa de formação integral, a escola acredita que as expressões artísticas são um importante meio para tornar homens e mulheres em sujeitos melhores e capazes de ver o mundo de maneira mais justa e humana. As inscrições para a 4ª edição do edital Nossa Música estão abertas para curitibanos ou moradores de Curitiba e acontecem de 4 de setembro a 20 de outubro de 2017, pelo site do colégio.

O primeiro CD da cantora Juliana Cortes, Invento, foi viabilizado por meio do apoio da escola. A artista, que acaba de lançar seu segundo álbum, Gris, vê o apoio do Medianeira como peça fundamental para a sua carreira. “Sem o patrocínio do Colégio Medianeira nós não teríamos conseguido distribuir o álbum nacionalmente com o cuidado que desejávamos e nem teríamos conseguido o impulso necessário para gravar o segundo álbum”, conta.

O grupo Sincopé, vencedor da última edição do edital, pode financiar os vídeos de promoção do disco Caça-palavras, lançado no ano passado. Natália Bermúdez, vocalista do grupo, releva que a banda sempre sonhou em produzir clipes, o que só foi possível com o auxílio do Medianeira. “O Nossa Música surgiu num momento importantíssimo para o grupo, pois acabamos de lançar nosso primeiro CD e buscamos divulgar o som das mais diversas formas”, explica.

Diversidade

O Nossa Música percorre os diferentes timbres e as diversas sonoridades. O jazz de Juliana Cortes e a musicalidade irreverente e urbana do Sincopé têm o mesmo espaço e importância. Um reflexo da pluralidade do edital está nos outros vencedores: Fred Teixeira (2014) e Braseiro (2015).

Para Martinha Vieira, supervisora do Centro de Artes da escola, o que une os artistas vencedores do Medianeira Nossa Música é a qualidade do trabalho produzido. “São trabalhos que fogem do entretenimento, que têm um quê inquietante.  São propostas desestabilizadoras de certezas e do que está cristalizado”, explica a educadora.

Cultura

As artes são parte fundamental do currículo do Medianeira. Além das atividades de contraturno do Centro de Artes – como as oficinas de Violino, Violão, de Cinema e Fotografia, Teatro e Dança – o colégio incentiva e fomenta entre seus estudantes as iniciativas de cunho cultural e educativa, como a leitura, a produção audiovisual e palestras sobre temas como a migração e a tolerância.

A relação entre a comunidade e a escola fortalece o projeto do edital Medianeira Nossa Música. “Nós percebemos que essa é uma maneira de criar um laço entre o colégio e a cultura local”, aponta Martinha. Na visão da educadora, ao colocar o artista da cidade como protagonista, o Medianeira demonstra também a sua preocupação com os elementos culturais que formam a sociedade em que estamos inseridos.

60 anos

Como parte das comemorações dos 60 anos do colégio, acontece no dia 23 de novembro o show Medianeira Nossa Música, que terá a participação do Grupo Fato, de Fred Teixeira, de Juliana Cortes, do Brasileiro e do Sincopé – artistas contemplados pelo apoio do Medianeira – com arranjos inéditos criados e executados pela Orquestra à Base de Cordas de Curitiba. Durante o show, será divulgado o vencedor do edital deste ano.

 

Fonte: Colégio Medianeira (Curitiba/PR)

Foto: Divulgação

Compartilhe

AnteriorAnteriorCol. São Luís realiza palestra do Projeto Sobreviventes
PróximoA humanidade em Jesus é tema de curso do Centro Loyola do RioPróximo

Últimas notícias

Nota de pesar pelo falecimento do Pe. Valdivino Teixeira de Carvalho, SJ

Comunidade da Unicap celebra Missa de Natal em clima de despedida ao reitor Padre Pedro Rubens

Universidades jesuítas: promovendo uma missão compartilhada de transformação social

Comentários

  • Exercícios Espirituais
  • Seja um Jesuíta
  • Fale Conosco
  • Exercícios Espirituais
  • Seja um Jesuíta
  • Fale Conosco
  • Quem Somos
  • Preferências Apostólicas
  • Quem Somos
  • Preferências Apostólicas

Siga nossas redes sociais

Instagram Facebook Youtube

Jesuítas do Brasil © 2024 | Todos os direitos reservados