Notice: Function _load_textdomain_just_in_time was called incorrectly. Translation loading for the post-smtp domain was triggered too early. This is usually an indicator for some code in the plugin or theme running too early. Translations should be loaded at the init action or later. Please see Debugging in WordPress for more information. (This message was added in version 6.7.0.) in /home/wwjesu/public_html/wp-includes/functions.php on line 6114
Col. Medianeira inaugura oficina Laboratório do Livro – Portal Jesuítas Brasil

Col. Medianeira inaugura oficina Laboratório do Livro

O artista Marcelo Weber explicando aos alunos o processo de produção de uma gravura

O Colégio Medianeira, por meio do seu Centro de Artes, inaugurou a oficina Laboratório do Livro, espaço no qual os alunos aprenderão sobre a história da produção editorial, os processos necessários para se compor um livro e as técnicas de gravura para a ilustração de obras literárias. O artista plástico Marcelo Weber, responsável pelo Mural do Conhecimento do Medianeira, ficará a cargo da oficina e dos workshops.

Confeccionar um livro, desde a escolha do conteúdo, passando pelas ilustrações e encadernação, contempla a arte em suas diversas linguagens, colocando em prática o desenvolvimento pleno e integral dos estudantes. Weber explica que para chegar à versão final do livro, a produção é dividida em quatro etapas: workshop de papel reciclado, usando papéis de algodão, celulose, fibras naturais; workshop de encadernação, por meio de técnicas tradicionais e “experimentos divertidos de composição de capa e costuras dos cadernos”; workshop de gravura, desenvolvendo ilustrações para obras literárias; e workshop de tipografia e design de livros, momento no qual os estudantes aprenderão a “compor as páginas de seu livro e imprimi-las em tiragem de quantas cópias desejarem”.

O Laboratório do Livro permitirá aos alunos novas experiências e vivências por meio da arte e da dimensão estética, fortalecendo a proposta de Aprendizagem Integral do Colégio Medianeira e da Rede Jesuíta de Educação. “Nós temos, com o Laboratório do Livro, uma arte múltipla. O Weber é um artista múltiplo e, nesse trabalho, isso fica muito claro. É a fusão do ser humano com a arte: a emoção e o intelecto, além de passar também pelo lúdico”, explica Martinha Vieira, coordenadora do Centro de Artes.

Segundo ela, o espaço possibilitará um desdobramento com as outras linguagens exploradas nas oficinas oferecidas pelo Medianeira. “Esse processo artesanal, até se chegar a um livro, é muito importante para nós”, afirma a educadora.

“Nós temos, com o Laboratório do Livro, uma arte múltipla. […] É a fusão do ser humano com a arte: a emoção e o intelecto, além de passar também pelo lúdico”

Martinha Vieira, coordenadora do Centro de Artes

Gravuras

Na opinião de Weber, a gravura é uma importante ferramenta de fomento à leitura. “Por que hoje há tantos clássicos transformados em HQ?”, questiona e responde: “Quando você pede para um aluno ilustrar um texto, a postura de leitura é outra. Ele vai ler com olhos de quem está buscando momentos que sejam marcantes. ”

À primeira vista, o grande desafio pode parecer o desenho e a habilidade com o lápis e o papel. O artista plástico, porém, desmonta o mito. Para ele, a gravura permite traços espontâneos e o desenvolvimento de uma linguagem pessoal. “A gravura pode incentivar o estudante a melhorar seu desenho. Muitas vezes a pessoa acha que não tem talento porque começou da maneira errada”, comenta.

Além das ilustrações para as produções textuais, o artista também oferece o workshop de estamparia em tecido, no qual poderão ser produzidas camisetas e bonés com estampas personalizadas e criadas pelos próprios alunos.

60 anos

O Laboratório do Livro faz parte das comemoração pelo 60 anos do Colégio Medianeira, completados no dia 24 de fevereiro. Weber conta que a ideia de usar o livro como tema da oficina nasceu justamente do fato de a literatura ser uma constante na história da instituição. “Nele [no livro] o saber se perpetua no tempo e se espalha no espaço, testamenta e divulga, valores, conhecimento, ideias”, disse o artista.

Os estudantes que participarem do projeto terão seus livros publicados durante a Festa das Linguagens do Medianeira (FLIM). Segundo Marcelo Weber, essa é uma ação de incentivo à produção autoral e artesanal. “Toda a produção ao longo do ano será lançada, com manhã de autógrafos, e vendida naquele espaço. É uma maneira de tornar o jovem escritor e artista, em um autor”, revela.

 

Fonte: Colégio Medianeira (Curitiba/PR)

Foto: Paulinha Kozlowski/ Colégio Medianeira

Compartilhe

Últimas notícias

Comentários